De olho

Passei a manhã acompanhando o trabalho da Guarda Municipal de Florianópolis. Como estava às margens da Via Expressa, em vários momentos, fui conferir (de perto!) o congestionamento.

Continua depois da publicidade

O que vi

Muitos – muitos! – carros com apenas uma pessoa dentro. A população ainda não se deu conta que uma atitude pessoal, como a carona, pode fazer a diferença no trânsito coletivo da Capital.

Continua depois da publicidade

Pelas ruas

Participei com os agentes de quatro ações: colocação de cones em dois pontos da cidade para evitar que motoristas furem a fila, em outro, para evitar que eles façam conversão em local proibido na saída da Ivo Silveira e uma blitz na parte Continental de Florianópolis, para coibir irregularidades nos carros que circulam pela Capital. São duas ações ligadas ao comportamento, se os motoristas respeitassem a sinalização, o efetivo poderia estar fiscalizando outras irregularidades pelas ruas.

Acesso de Coqueiros

Há muito tempo os moradores utilizavam a Rua Antonio Gomes Soares, que fica atrás da sede da Guarda como um acesso para a Via Expressa. Mas como era um acesso irregular, a Polícia Rodoviária Federal pediu o fechamento da rua. Agora um Guard Rail impede a entrada para a Via Expressa. A PRF disse que a medida ajudou na fluidez do trânsito da BR 282, já que muitos motoristas utilizavam a rua com o objetivo de furar a fila.

Guard rail impede a entrada para Via Expressa

Foto: Mariana Paniz

Telefone toca sem parar

Durante a manhã, os agentes atenderam mais de 150 ligações. As principais reclamações são sobre estacionamento em frente às garagens, sobre a calçada e locais proibidos. Muitas vezes, as ligações não competem ao trabalho dos agentes, como consertar buracos na rua ou fazer boletim de ocorrência.

Continua depois da publicidade

Curiosidade

A agente Michelli recebeu uma ligação de um motorista que precisava saber onde ficava o triângulo do carro, no modelo SW da Peugeot. A agente precisou ligar para a Concessionária para conseguir auxiliar o motorista. Dica: fica na tampa do porta-malas.

Contagem

Também conheci o agente Paulo Broppé, que fica às margens da Via Expressa contando quantos carros passam pela rodovia – no olho mesmo! Broppé me contou que a média, por volta das 9h, é de 12mil carros, por hora, nas duas pontes. A quantidade de carros que passa pelas pontes todos os dias é maior que o fluxo de carros na Ponte Rio/Niterói.