Com seus 337 anos de fundação – mérito do bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto – Laguna foi ocupada por diversas civilizações há 4 mil anos, como demonstrou o Pe. Alfredo Rohr em suas pesquisas nos sambaquis. Já foi berço de uma nação carijó, exterminada pelo escravismo português em genocídio que a história não pode esquecer.

Continua depois da publicidade

Laguna é, com certeza, pré-cabraliana, pois leituras de relatos antigos das grandes navegações apontam o conhecimento do território por naus portuguesas exploratórias. Até hoje imagino que a famosa “Pedra do Frade” seria um marco demarcatório e de referência para novas incursões do reino lusitano.

Logo após o descobrimento do país, foi porto de abrigo seguro para espanhóis a caminho do Prata e abastecimento num processo de troca com os índios carijós. Oficialmente, comemora 337 anos dedicados à expansão do Brasil para o Sul na ocupação do “Continente de São Pedro do Rio Grande “.

Laguna fundou a cidade de Porto Alegre e abriu os caminhos do gado de Viamão A democracia brasileira tem o seu cordão umbilical preso à placenta lagunense, desde que esta pequena, mas valorosa cidade proclamou-se capital da República Juliana em plena Revolução Farroupilha contra um poderoso império.

Laguna é, sobretudo, mulher, feminina e doce, corajosa até as raízes de sua alma, lutadora e aventureira. Se uma lagunense, Anita, participou da unificação da Itália e deu dignidade para o país, os lagunenses estão por aí, anônimos, construindo. E não são raros os que se destacam em várias atividades pelo mundo.

Continua depois da publicidade

Fala do prefeito

– É uma cidade em desenvolvimento e belezas que fascinam a todos – Everaldo dos Santos

Saiba mais

População: 42.750 habitantes

Localização: região Sul, a 30 km de Tubarão

Área: 440.71 quilômetros quadrados

Emancipação: 29/07/1676

Características: cidade tem como base econômica a pesca nas lagoas e na costa atlântica, com alta produção de camarão e siri

Atrativos: turismo de veraneio, ecológico e histórico. Destaque também para o carnaval

Particularidades: terra de Anita Garibaldi

Curiosidades: é uma das poucas cidades no mundo que pescadores são ajudados por golfinhos na hora de pescar.

Pontos turísticos: Farol de Santa Marta, Morro da Glória, Fonte da Carioca, Casa Pinto D?Ulisséa, Casa de Anita, mirante de Nossa Senhora da Glória e Museu Anita Garibaldi