Imagine que uma bomba atingiu Florianópolis e a cidade inteira foi dizimada, nenhum morador sobreviveu para contar a história. Pode parecer roteiro de um filme de ficção, mas o explosivo — que não é uma bomba nuclear — é real. O coronavírus não foi controlado e matou 509.141 pessoas em todo o Brasil até esta quinta-feira (24). É como se a Capital de Santa Catarina estivesse vazia, sem nenhum morador dos seus 508.826, segundo estimativa do IBGE. Poderia ter sido eu, ou você.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

> Covid hoje: mapas mostram os dados de mortes e vacina em SC

A média móvel de mortes nos últimos 7 dias está em 1.915, segundo dados desta quarta-feira (23). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 9%, o que indica uma tendência de estabilidade nas mortes. Da mesma forma, os números são altos. É como se a cada 37 horas todos os moradores de Leoberto Leal morressem. 

Pensando na quantidade acumulada de óbitos desde o começo da pandemia, é como se a cidade de São José tivesse sido dizimada duas vezes.

Continua depois da publicidade

Em 15 de abril de 2021, o número de mortes no país chegou à marca próxima da população de Blumenau, 362,1 mil mortos. Em menos de três meses, o número alcançou a quantidade de moradores de Florianópolis, a segunda maior cidade do Estado.

> Florianópolis anuncia vacinação contra Covid para “tios da sukita” e “jogadores de tazo”; entenda

Se a média de óbitos continuar perto de duas mil pessoas por dia, o número de mortes de Covid-19 em todo o Brasil chegará à população de Joinville — 597.658 habitantes, segundo o IBGE — em cerca de 45 dias.

Em uma semana, 13.100 pessoas morreram no Brasil vítimas da Covid-19, quantidade equivalente ao número de moradores de Canelinha (12.398). 

Continua depois da publicidade

> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Desde o começo da pandemia, 18.243.483 brasileiros já tiveram ou têm coronavírus. A média móvel nos últimos sete dias foi de 77.295 novos casos, de acordo com os dados compilados até quarta-feira (23). É como se a cada 24 horas Biguaçu inteira fosse diagnosticada com a Covid-19 no país. 

O médico e professor da UFSC, André Báfica, que trabalha para desenvolver uma vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina, lembra que muitas medidas poderiam ter sido tomadas para que esse número fosse menor e algumas mortes fossem evitadas:

— Eu compreendo muito bem os dados científicos no Brasil e no Mundo e eles mostram como as vacinas, quando usadas rapidamente pelas populações, salvam muitas vidas. Estudos também mostram que medidas restritivas contribuem diretamente para evitar mortes porque impactam na diminuição da circulação do vírus e das variantes — explica Báfica.

Coronavírus em SC

Até o momento, 16.555 mil pessoas morreram pela Covid-19 em Santa Catarina. O Estado já passou de um milhão de casos confirmados, apesar do pequeno número de habitantes. SC foi o 6º Estado a chegar a essa marca, sendo que está na 10ª colacação na lista de unidades federativas com maior população.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 59 novas mortes e 3.363 novos casos da doença no Estado. Ao menos 27 pacientes com Covid-19 aguardam por um leito de UTI.

Coronavírus em Florianópolis

Com mais de 76 mil casos confirmados desde o início da pandemia, Florianópolis soma 1.007 mortes. Entre os casos positivos, 639 pacientes estão infectados, sendo 27 em UTI. Mesmo sendo a segunda cidade mais populosa do Estado, a Capital é a sexta em casos ativos.

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Clique nos links abaixo e navegue pelos painéis interativos:

Painel do Coronavírus

Veja o mapa da covid no Painel do Coronavírus
Mapa da covid em SC, dados de mortes e casos ativos de
coronavírus, curados e a situação por cidade e nos Estados.
Atualizado diariamente a partir das 16h

Monitor da Vacina

Veja dados da vacinação no Monitor da Vacina
Dados de doses aplicadas por cidade, doses enviadas,
calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas

Leia também

Pais de criança acidentada relatam “desamparo” do Beto Carrero

Caso Lázaro: aplicativo feito em SC pode ajudar na caçada; veja

Pedras preciosas avaliadas em R$ 5 mi são apreendidas em SC