O TripAdvisor, site de viagens, divulgou uma pesquisa que revela algumas informações sobre o comportamento feminino em viagens. Realizado entre 04 e 22 de julho, o levantamento reuniu a opinião de 502 mulheres e comprova o poder de compra delas no setor turístico.
Continua depois da publicidade
Segundo a pesquisa, durante uma viagem, 96% das brasileiras fazem compras. Uma em cada três delas gasta mais de R$1,8 mil nessa atividade, enquanto uma em cada quatro separa de R$ 900 a R$1,8 mil do orçamento para esse fim. Os itens mais consumidos são lembrancinhas (89%), artesanato local (74%) e comida local (63%).
O estudo também revelou que, na principal viagem a lazer do ano, 22% das mulheres gasta de R$ 6 mil a R$ 9 mil com hospedagem, alimentação e transporte.
Cerca de 67% das respondentes escolheram destinos internacionais como principal viagem em 2013, sendo Europa (39%), América do Norte (30%) e a América Latina (21%) as regiões que mais despertaram interesse. A pesquisa apontou também que 24% das brasileiras que optaram por destinos nacionais como a grande viagem do ano, 25% visitaram ou visitarão o estado da Bahia, 22% Rio de Janeiro e 20% Minas Gerais. No geral, a preferência de destino varia entre urbano (48%) e as praias (41%).
Continua depois da publicidade
O TripAdvisor também revelou com quem a brasileira viaja: 48% delas escolheu o parceiro, enquanto 32% vai viajar com a família. Viagem com amigos é a opção de 11% e apenas 8% delas viajam sozinhas.
As ocasiões que levam a brasileira a viajar sozinha também foram levantadas: 29% preferem viajar a lazer sem companhia, enquanto 36% viajam sozinhas a trabalho. Dessas, 72% revelaram que se preocupam com a segurança muitas vezes durante a viagem. Outro dado levantado foi que quase 35% afirmaram nunca terem viajado sozinhas.
:::Dados sobre a viajante brasileira
– A pesquisa mostrou o que ela considera indispensável para levar na mala de viagem: câmera (80%), celular (56%), produtos para a pele (41%) e produtos para o cabelo (41%)
Continua depois da publicidade
– 75% têm como sua principal fonte de informação sites de comentários, avaliações e opiniões de viajantes
– Durante o planejamento da viagem, 75% responderam que é indispensável escolher um destino com bons pontos turísticos e atrações, enquanto 69% pensa que o mais importante é escolher uma cidade/país com bons hotéis
– 29% delas têm entre 24 e 34 anos e 22% têm entre 35 e 45 anos