Os olhos de cor azul refletem a serenidade de uma das moradoras mais velhas de Blumenau e que nesta quinta-feira completa 113 anos. O segredo da longevidade, dona Mistica Pereira – que tem nome de quem sabe manter sigilo – não sabe dizer. Com mais de um século de vida, a merendeira aposentada leva uma vida saudável e toma poucos remédios, apenas para controlar a pressão e ajudar na circulação.

Continua depois da publicidade

A certidão de nascimento comprova que Mistica Pereira nasceu em 1901. No documento o nascimento consta dia 9 de dezembro, mas há anos a família comemora o aniversário da matriarca no dia 13 de novembro. Outro questionamento dos filhos é o ano de registro, eles acreditam que ela tenha nascido em Luis Alves no ano de 1919 e que completaria 95 e não 113 anos em 2014.

A filha Iolanda Felisbino, 57 anos, que cuida da idosa, é a responsável por manter a aparência da mãe em dia. Aliás, Mistica é vaidosa e gosta de ter as unhas das mãos sempre pintadas de vermelho, os cabelos brancos sempre amarrados e a roupa bem passada.

Continua depois da publicidade

– É uma honra ter a mãe por perto com uma idade tão avançada. Entre as irmãs brincamos que ela vai enterrar todos os filhos antes de partir – sorri Iolanda ao contar.

Mãe, vó, bisavô e tataravó, Mistica teve 12 filhos – sete deles já morreram. O número de netos ela já perdeu a conta, mas bisnetos são cerca de 20 e há nove anos ganhou um tataraneto. Grande parte da família mora em Blumenau, onde a viúva duas vezes mora há mais de 80 anos.

De acordo com IBGE, em 2010, 14 pessoas tinham mais de 100 anos em Blumenau: quatro homens e 10 mulheres – entre elas Mistica. Naquele ano, havia 405 pessoas centenárias em Santa Catarina. Do total, 279 mulheres e 126 homens. No Brasil, o número total era de 24.236 pessoas, a maioria do sexo feminino.

Continua depois da publicidade