Parece ser impossível falar de Adele sem citar algum número. Não sem razão, uma vez que a britânica é uma colecionadora voraz – de recordes, de prêmios, de vendagens, de visualizações, enfim. Lançando seu novo disco, a cantora começa a entregar mais um caminhão de números a começar pelo título: 25.

Continua depois da publicidade

Zélia Duncan lança álbum de samba

David Gilmour mostra diversidade em novo álbum de estúdio

Eagles of Death Metal lidera parada no iTunes

Continua depois da publicidade

Prometido para hoje, o trabalho é o terceiro de uma discografia de sucesso exorbitante.

O anterior, 21 (2011), acaba de ser eleito pela revista Billboard como O Maior Álbum de Todos os Tempos – título que tomou por base a quantidade de tempo em que o álbum ocupou as listas de mais vendidos da publicação.

Antes desse marco, 21 ajudou a transformar Adele Laurie Blue Adkins em uma das maiores (e talvez última) vendedoras de discos da história (confira abaixo) – e ídola de gente que vai de Madonna (“Eu acho ela brilhante”) a Slash (“Ela é incrível, uma injeção de adrenalina na indústria”).

O tsunami que chega nesta sexta-feira começou a se formar no dia 23 de outubro, com o lançamento do single Hello, primeira música liberada desde o lançamento de Skyfall, em 2012. A canção, uma soturna balada nos moldes de Someone Like You, tornou-se a primeira a acumular mais de um milhão de downloads na semana de estreia nos EUA e foi executada em streaming mais de 7 milhões de vezes, quebrando o recorde que antes pertencia a What Do You Mean?, de Justin Bieber.

Continua depois da publicidade

“Hello” faz mulheres ligarem para os ex

O vídeo de Hello, liberado no mesmo dia, ajudou a completar o feito, somando mais de um milhão de visualizações por hora durante os dois primeiros dias de exibição. Com isso, quebrou os seguintes recordes: melhor estreia do ano no YouTube (superando o trailer de Star Wars – O Despertar da Força), clipe mais visto em 24 horas (que pertencia a Bad Blood, de Taylor Swift, com mais de 27 milhões de visualizações) e vídeo que mais rapidamente chegou a 100 milhões de views (destronando Miley Cyrus). Resultado? Hello ficou em primeiro lugar em mais de cem países e botou o álbum entre os mais solicitados na pré-venda do iTunes.

Desnecessário dizer, portanto, que 25 deverá dominar as paradas deste final de ano. Claro que, para manter essa patrola funcionando e não dar chance ao azar, Adele parece seguir a mesma fórmula dos discos anteriores: soul music plastificada, bem produzida e com letras em tom confessional que celebram as dores e as delícias do amor.

Nem no nome do disco ela arriscou e, a exemplo de 19 (2008) e 21 (2011), 25 é a idade que a cantora (hoje com 27) tinha quando escreveu as letras do novo trabalho. A idade em que, segundo postou em sua conta no Twitter, ela está descobrindo quem se tornou sem perceber. Parte da reposta está nos números: um sucesso.

Continua depois da publicidade

UMA VOZ EM NÚMEROS

– Levou 1 Oscar e um Globo de Ouro por Skyfall, canção-tema do filme 007 – Operação Skyfall

– Foi indicada a 25 Billboard Music Awards e levou 13 troféus em 2012 e 2013

– Tem 4 Brit Awards

– Das 13 indicações que teve ao Grammy, entre 2009 e 2014, ganhou 10 – seis apenas em 2012 por 21

– 21 vendeu 30 milhões de cópias ao redor do mundo e permaneceu 78 semanas entre as 10 primeiras posições da lista Billboard 200 – feito superado apenas por Born in the U.S.A., lançado por Bruce Springsteen em 1984 e que ficou 84 semanas no topo

Continua depois da publicidade