Moradores do bairro Saco Grande, em Florianópolis, levaram um susto após encontrar uma jararaca dentro de casa na tarde desta segunda-feira (3). O animal, que é venenoso, foi localizado por volta do meio-dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp
De acordo com a Guarda Municipal Ambiental, a cobra estava dentro da casa, localizada próximo à Associação dos Moradores. As equipes, com a ajuda de um balde, retiraram o animal do local e o encaminharam para uma área de mata.
VÍDEO: uma das cobras mais venenosas do Brasil e que pode matar humanos é capturada em SC
Ela foi identificada como uma jararaca do gênero Bothrops, que é uma das espécies mais venenosas e comum em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
De acordo com o biólogo Tobias Kunz, em entrevista ao g1 SC em janeiro deste ano, a jararaca se diferencia pela fosseta loreal, que é uma abertura entre os olhos e narinas. O veneno dela pode causar mais ou menos danos, dependendo da quantidade injetada.
— Sua ação e efeitos são influenciados por vários fatores, como a quantidade injetada e sensibilidade da pessoa. Mas em geral, são considerados venenos menos potentes que o de cobras corais e cascavéis, que apresentam ação neurotóxica e podem causar paradas cardíacas e respiratória e, portanto, evoluir para quadros de maior gravidade mais rapidamente em relação aos acidentes envolvendo espécies do gênero Bothrops — pontuou.
De acordo com a Guarda Municipal, entre janeiro e março deste anos, 112 resgates de animais silvestres foram realizados na capital catarinense.
Como prevenir acidentes com animais peçonhentos:
- Mantenha jardins e terrenos baldios próximos sempre limpos
- Mantenha a grama sempre cortada e evite plantas como trepadeira e bananeira
- Sempre usar calçado e luvas ao trabalhar no jardim ou em atividades rurais
- Examinar as roupas e calçados antes de vesti-los
- Vedar possíveis frestas na parede e assoalho
- Usar telas nas portas e janelas
- Em caso de emergência, acione os bombeiros pelo telefone 193
Continua depois da publicidade
Leia também:
Cacique Hyral Moreira é o novo coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas em SC
Homem que esfaqueou repórter da Globo em Brasília é condenado a 13 anos de prisão