A Guerra dos Seis Dias, em que Israel expandiu seu território na Palestina, em 1967, foi o estopim para a família de Issa Mizher migrar para o Brasil. Mizher chegou em território brasileiro em 1969, com 13 anos, na cidade de Dois Vizinhos (PR). Em 1983, mudou-se junto com a família de seu sogro para Dionísio Cerqueira, e hoje mantém confraternizações regulares com outras 10 famílias palestinas e libanesas.
Continua depois da publicidade
– Gostei do clima, da sociedade e do lugar – diz, sobre a cidade que chama de “trifronteira”, ao reunir os municípios de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e Barracão, no Paraná, além de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Há mais de 40 anos na localidade, Mizher diz que as três cidades funcionam como se fossem uma só.
– Muitas vezes a gente não sabe se está em Dionísio Cerqueira ou Barracão e, para chegar na Argentina, é só atravessar uma rua – explicou.
No dia a dia, trabalha na sua loja de material esportivo em Dionísio Cerqueira, mas frequentemente está almoçando em Barracão ou fazendo compras na Argentina.
Além de se dedicar à loja, Mizher se mostra um cozinheiro de mão cheia, atividade pela qual se mantém firme nas raízes palestinas. Entre os agrados que faz para os visitantes estão bolo com mel e nozes, e café com cártamo. Outros clássicos da comida árabe que ele prepara são esfirra e charutos de couve.
Continua depois da publicidade