Um dia após ter sido eleito prefeito de Itajaí pela quarta vez, Jandir Bellini (PP) conversou com O Sol Diário e respondeu a perguntas feitas por moradores da cidade. Entre as questões levantadas pelos eleitores, estão a falta de linhas na zona rural e a solução para as moradias à beira do Rio Itajaí-Mirim no Bairro Promorar. Na entrevista, o prefeito reeleito garante que vai ter como meta mobilidade e acessibilidade, e promete um distrito de inovação para movimentar a economia de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Heitor Eduardo Agostinho, 18 anos, estudante – Bairro Promorar : O que o senhor pretende fazer para conter as invasões no Bairro Promorar, e as moradias que estão à beira do rio?

Jandir Bellini – Já temos em prática um programa chamado Vidas, são 12 homens com quatro motos trabalhando há mais de dois anos, impedindo qualquer invasão ou ocupação de áreas públicas e de risco. Em relação às invasões ribeirinhas do Promorar, nosso projeto do Parque Linear do Itajaí-Mirim, aprovado pelo PAC, vai retirar aqueles moradores dessas áreas e colocá-los em uma residência dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Já estamos com a área pronta, o projeto aprovado, só falta lançar o edital. Vamos recuperar a mata ciliar ao longo do Itajaí-Mirim, da ponte da BR-101 até a Adolfo Konder. Além disso, serão construídos parques, pistas para ciclovias, caminhadas. Também estamos implantando saneamento básico, rede coletora em todo o Promorar e Cidade Nova, e macrodrenagem na Ministro Galotti. Em toda a extensão será construída galeria, dando vazão às águas até o Itajaí-Mirim, além da dragagem do leito antigo. ?

Sônia Pinheiro, 58 anos, microempresária – Bairro Cidade Nova : Como pretende resolver as filas para exames e cirurgias?

Continua depois da publicidade

Jandir – Com a implantação do Centro Integrado de Saúde, que vai estar equipado com centro de imagem, tomografia, ressonância, raio-X, ultrassom, laboratório de análises clínicas, com seis especialidades 24 horas, 33 leitos de observação e auditório para preparação de mão de obra qualificada no atendimento à saúde. Também tem a construção da nova ala do hospital Marieta, e as outras três unidades de saúde que já estão prontas, como a UPA do Cordeiros, que devemos abrir à comunidade na próxima quinta-feira, a nova unidade de saúde da Agílio Cunha, no Cidade Nova, e a nova unidade no Santa Regina, que está bastante avançada. ?

Arecio da Silva, 57 anos, pintor automotivo – Bairro Fazenda: Tenho dificuldades para caminhar, e na minha rua, a Amásio Jacques, no Bairro Fazenda, a situação é muito ruim. O que o senhor pretende fazer em relação a isso?

Jandir – É a rua que ainda falta pavimentar na Fazenda. Se possível, ainda este ano vamos estar pavimentando. Mobilidade urbana e acessibilidade é o nosso grande desafio. Itajaí é uma cidade grande, precisa de grandes obras, e é assim que queremos agir. Já estamos com dois editais prontos, para elaboração do projeto executivo da perimetral Oeste, que vai ligar a região Norte de Itajaí, o Bairro da Murta, até a Canhanduba. Os elevados, da rótula do Vanolli, como é conhecida, no cruzamento da Adolfo Konder com a José Pereira Liberato e Carolina Vailatti, e o elevado no cruzamento da Abraão João Francisco e com a Uruguai, junto à Univali. Além da ligação da obra que já está em andamento, no Bairro Dom Bosco com o Cidade Nova, onde uma parte já está sendo construída. E estamos lançando novamente o edital da ponte sobre o Itajaí-Mirim. ?

Continua depois da publicidade

Ademir Tarifa, 44 anos, soldador – Bairro Espinheiros: O que o senhor vai fazer para melhorar a falta de linhas de ônibus no Bairro Espinheiros?

Jandir – O sistema integrado, que a partir de junho do ano que vem vai estar em funcionamento, vai proporcionar toda essa demanda que temos de linhas. Teremos as linhas alimentadoras dos terminais. Espinheiros, Salseiros e Murta funcionarão a partir do terminal de Cordeiros. A demanda do São Vicente fica no terminal do bairro. Os bairros da região Oeste serão atendidos no Bairro Carvalho, na Contorno Sul. A região Sul do município será atendida pelo terminal da Fazenda.

Claudio Marconsini, 55 anos, eletricista – Bairro Cidade Nova: Quais são as inovações que o senhor pretende implantar para o próximo governo?

Continua depois da publicidade

Jandir – Todo dia é dia para se inovar. Será um grande passo a implantação do distrito de inovação, no Bairro Itaipava, que vai gerar empregos de qualidade com bons salários. E a nossa marina, esse é o nosso desafio nesses quatro anos.