O amanhecer em Painel, com raios solares entre as árvores, pinheiros, montanhas verdejantes e taipas centenárias, é a imagem perfeita para artistas pincelarem uma obra de arte. Continua depois da publicidade
O município, que conta com um povo trabalhador e uma economia forte, tem praças com casas que guardam estilos dos primeiros povoados portugueses e espanhóis. Na área rural, a população hospitaleira preserva a tradição dos antepassados, trabalhando com vime, queijo e pinhão. A cidade também abriga festas regiligiosas, como a do padroeiro São Sebastião. Tudo é produzido com tranquilidade e perfeição. A economia vem da atividade agrícola. A maçã e o pinhão estão no topo desta lista, com tonelas colhidas todos os anos. Porém, também é forte a silvicultura, o turismo rural, a piscicultura, a apicultura e a pecuária. Além do trabalho, há espaços para lazer. No inverno, as grandes geadas, que levam uma boa parte do dia para derreter, embelezam a região e trazem um ar de cidade europeia. A neve também aparece durante alguns períodos do inverno. Para curtir esses atrativos, os campings, as fazendas, os pesque e pague, os parques e os rios, além das igrejas, abrigam os visitantes e os moradores desta terra.
Continua depois da publicidade
Frase do prefeito
– O povo painelense luta e se esforça para crescer, enfrentando todos os tipos de obstáculos – Flávio Antônio Neto da Silva.
Saiba mais
População: 2.351 habitantes
Localização: Serra, a 34 km de Lages
Área: 739.84 quilômetros quadrados
Emancipação: 7/8/1994
Características: cultivo de maçã e pinhão
Atrativos: turismo rural e de inverno
Particularidades: abriga parte da Serra Catarinense
Curiosidades: cidade é conhecida por ter águas frias e puras, sem poluentes e com boa oxigenação
Pontos turísticos: Garganta do Caveiras, Estação Nacional de Truticultura e Igreja Matriz de São Sebastião