Os celulares já são a única forma de telefonia em mais de uma a cada três moradias de Joinville, segundo dados do Censo 2010 divulgados na última sexta-feira. Os aparelhos que substituem relógios despertadores, câmeras e permitem acesso à internet na vida de muita gente, estão presentes em 35% – ou 56 mil dos 161 mil domicílios – da cidade mais populosa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A família Daniel, que mora às margens da rodovia do Arroz, na zona rural, que o diga: a casa tem quatro aparelhos de celular. Valmor Daniel, 56 anos, e a mulher Ângela, 40, têm um. O filho Abel, 18, outro. A filha Aline e o genro também têm um aparelho cada. E não é por preferência que a família tem só celulares e nenhum telefone fixo: é porque as linhas nunca chegaram à localidade, apesar das reivindicações dos moradores.
– Anos atrás, o sinal de celular era bem ruim e os pedidos por linhas fixas eram maiores. Com o tempo, o sinal melhorou e a gente nem sente mais falta de um fixo em casa -, diz Valmor. Agricultor (a família planta arroz na região), ele diz que o celular também faz parte do dia a dia no campo.
– A maioria dos colegas já vai para a lavoura com o aparelho no bolso.
Continua depois da publicidade
A cobertura telefônica, seja fixa, móvel ou com as duas modalidades, chega a 97,3% das moradias de Joinville, acima do percentual do Estado (94%). A cidade fica na décima posição entre os 293 municípios do Estado, mas a diferença para a primeira colocada, Balneário Camboriú, é de apenas um ponto percentual. As moradias da cidade litorânea e turística do Vale do Itajaí têm 98,3% de cobertura.
A proporção de domicílios sem nenhum tipo de telefonia em Joinville é de 2,7%, mas o número absoluto que esse percentual representa chama atenção. Mesmo com as facilidades para se adquirir principalmente celulares, 4,3 mil moradias não têm aparelhos móveis nem fixos.
3ª em fixos e móveis juntos
Apesar de significativa, a proporção de domicílios que só têm celular em Joinville ainda fica abaixo do percentual estadual. Em SC, 47% das moradias só contam com celular. Um dos motivos é a falta de linhas fixas no interior. Por outro lado, Joinville é a terceira cidade do Estado com maior proporção de telefones fixos e móveis em um mesmo domicílio (55,6%).
Continua depois da publicidade
O percentual de domicílios que só tem telefone fixo é pequeno (6,7%) e fica perto da proporção estadual (6,6%). São 10,8 mil moradias que só contam com telefone fixo na cidade.
LEIA MAIS: