Santo Amaro da Imperatriz vem encantando há décadas visitantes de todos os cantos do planeta pela natureza ímpar e exuberante.

Continua depois da publicidade

Cortado pelo Rio Cubatão do Sul, o município é de extrema importância e com bacia estratégica para abastecer toda a região. A água potável brota da terra para beneficiar mais de 800 mil pessoas em várias cidades vizinhas. As fontes de água mineral das históricas Caldas do Cubatão (hoje Caldas da Imperatriz) têm qualidade considerada entre as melhores do mundo.

Também são abrigo de atividades de ecoturismo, esporte e turismo de aventura. Consolidam a região como referência de bem estar, lazer, saúde e qualidade de vida para moradores e visitantes. Santo Amaro é muito conhecida pelo rafting, enquadrada com conceito internacional de turismo responsável. Vale lembrar que para receber esta categoria é preciso apresentar um viés ambiental, social e econômico. Por isso, e muito mais, cerca de 15 mil pessoas praticam o esporte radical no Cubatão.

Na cidade, encontramos o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST), maior unidade de conservação de Santa Catarina. Abrigo de incríveis belezas naturais. Uma imponente cadeia de montanhas com dezenas de nascentes que dão origem a rios e cachoeiras.

Temos também a opção de visitar os Picos do Tabuleiro, com caminhadas longas e que

Continua depois da publicidade

exigem bastante esforço. Mas o visual no topo vai compensar o empenho do visitante. É possível ter uma bela vista panorâmica de toda a região, inclusive de Florianópolis e das encostas da Serra Geral. Caso queira arriscar, reserve um dia inteiro só para isso. São quatro horas de caminhada só para ir, uma para curtir o topo e quatro para descer.

Sandro Carlos Vidal

prefeito

_ Município será importante no turismo pelas belezas naturais e pelos esportes radicais.

SAIBA MAIS

População: 20.332 habitantes

Localização: Grande Florianópolis, a 31,3 km da Capital

Área: 344,97 quilômetros quadrados

Emancipação: 06/06/1958

Características: economia é forte em três polos: agricultura, turismo e comércio local

Atrativos: turismo religioso, de aventura, corredeiras, rios, gastronomia e hotéis com águas termais

Particularidades: há uma história da vinda de princesa Leopoldina de Bragança e de Dom Pedro II para a cidade

Curiosidade: Capital Catarinense das Águas Termais

Pontos turísticos: Morro Queimado, Rio Cubatão, Serra do Tabuleiro, Gruta da Varginha, onventinho do Frei Hugolino Back.