A artrite, uma condição dolorosa e fisicamente debilitante, também afeta, em boa parte dos casos, a saúde mental do paciente. Um em cada três americanos com mais de 45 anos que sofrem da doença relatou problemas de ansiedade e depressão, segundo artigo recentemenete publicado no jornal da Faculdade Americana de Reumatologia (em inglês, American College of Rheumatology).
Continua depois da publicidade
– Os resultados do estudo são muito interessantes, pois geralmente costumamos associar a artrite a uma condição que pode ter consequências incapacitantes, sem levar em conta suas conseqüências emocionais, que também podem ser muito profundas – diz o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
Foram consultados 1,7 mil adultos diagnosticados com artrite ou outras doenças reumáticas, incluindo a osteoartrose. A ansiedade foi a condição mais assinalada entre os participantes do estudo. O que para os pesquisadores foi algo inesperado, uma vez que grande parte das pesquisas anteriores estabeleciam ligações entre dor crônica e depressão.
– A relação entre ansiedade, depressão e dor crônica é complexa. Essas forças atuam tanto de forma independente, como sinergicamente, como um fator de risco uma para outra. Muitos médicos e pesquisadores podem se concentrar sobre a relação entre artrite e depressão, em parte, porque muitas vezes pensam que a ansiedade simplesmente acompanha a depressão – diz Lanzotti.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, quando as pessoas começam a conviver com a artrite, deparam-se com as possíveis limitações que a doença impõe.
– Essas limitações podem afetar a vida pessoal e a vida profissional. E isso pode causar muito sofrimento físico e mental. Além das limitações, muitos pacientes com artrite podem se mostrar hesitantes para fazer um exercício físico ou simplesmente em sair e fazer suas coisas na rua, o que pode contribuir para um sentimento geral de ansiedade, assim como para sentimentos de depressão.
Pacientes que convivem com uma condição crônica, como a artrite, podem ficar assustados por se sentirem incapazes de fazer as coisas, surgindo problemas em diversas esferas da vida: casamento, trabalho e relações sociais.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa, mais de metade dos participantes que alegaram ter ansiedade ou depressão não tinham buscado ajuda para os problemas.
– Isso revela que precisamos tratar a artrite de uma maneira mais ampla, abrangendo todos os aspectos da vida do paciente – afirma Lanzotti.