O nome do prato é em inglês, Franco-Brazilian Scallops. Mas nos ingredientes há mesclas da cozinha brasileira e francesa. Já a base da receita, claro, são os frutos do mar. Dessa mistura toda, nasceu uma receita leve que usa produtos orgânicos, com ingredientes selecionados da cozinha contemporânea nacional e internacional – a pupunha e o palmito vêm como representantes brasileiros, e o molho nantua, à base de crustáceos, lagostas e camarão, como clássico francês.

Continua depois da publicidade

O prato é o mais recente do cardápio do Restaurante Number Seven (numberseven.com.br), em frente ao mar em Balneário Camboriú.

Dica do chef

Para harmonizar com o prato, um vinho português. A indicação do chef Denis Ceratti, criador do prato, é o Muros Antigos da safra de 2010, um vinho verde, feito exclusivamente de uvas brancas – as Alvarinhos. Originário do sul de Portugal, da região de Monção e Melgaço, o vinho combina perfeitamente com frutos do mar.

Ingredientes:

Continua depois da publicidade

? 16 vieiras canadenses

? 1 palmito pupunha grande

? 2 maços de espinafre fresco

? 100 ml de creme de leite fresco

? 200ml de caldo de camarão

? 3 tomates italianos bem maduros

? 80 ml de vinho branco seco

? 50 ml de azeite de oliva

? 50g de manteiga sem sal

? Sal e pimenta a gosto

? Estragão fresco a gosto

Modo de fazer:

? Tire a casca do palmito e coloque-o em uma assadeira, regando com o azeite de oliva e colocando sal e pimenta a gosto. Asse por cerca de 25 minutos a 160ºC.

? Em paralelo, corte os tomates em cubos e coloque-os em uma panela em fogo baixo por cerca de 10 minutos, junto com o caldo de camarão e o vinho.

? Após, acrescente o estragão fresco e engrosse a mistura com um pouco de manteiga.

? Em outra panela, refogue o espinafre com um pouco de manteiga e, após, acrescente o creme de leite.

? Grelhe as vieiras com um pouco de azeite de oliva e tempere com sal. Deixe o tempero agir no fogo por cerca de um minuto e meio em cada lado, pois este tipo de peixe é muito delicado.

Continua depois da publicidade

? Ao fim, monte o prato.