Tongyige shijie, Tongyige mengxiang, que em português significa Um mundo, um sonho, será o lema oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, segundo foi anunciado neste domingo em uma grande festa realizada no Ginásio dos Trabalhadores da capital chinesa.
Continua depois da publicidade
O lema foi escolhido entre os 210 mil sugestões recebidas por e-mail desde janeiro de 2005 (a maioria em mandarim, inglês e espanhol) pelo site do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (BOCOG).
Segundo os organizadores dos Jogos, o tema se refere tanto à cultura chinesa, com aos cinco mil anos de história e ao espírito olímpico de amizade e união.
A frase foi revelada por um dos membros do Comitê Permanente do Partido Comunista Chinês, Li Changchun, com a presença de Liu Qi, presidente do BOCOG e ex-prefeito de Pequim, em uma cerimônia a qual assistiram cerca de seis mil pessoas.
– Um mundo, um sonho é a expressão da sabedoria de milhares de pessoas, ajusta-se ao ideal dos cidadãos de Pequim e de toda a China – destacou Liu Qi durante a cerimônia.
Continua depois da publicidade
Segundo os mestres de cerimônia, o novo lema será enviado em breve por torpedo a todos os usuários de telefone celular da China, um total de 358 milhões de clientes.
Uma das coisas mais surpreendentes do tema é sua simetria, que se inspira na dos provérbios chineses: suas duas partes que têm o mesmo número de caracteres chineses (cinco e cinco), mas, além disso, essa simetria também ocorre em português (“um mundo” são sete letras, da mesma forma que “um sonho”) e em inglês (“one world, one dream”).
O BOCOG não revelou, por enquanto, quem é o autor do lema, e que, a princípio, não ganhará nada em dinheiro. Essa é a primeira vez que se convoca um concurso mundial para escolher o lema olímpico.
As informações são da agência EFE.