Quando pensamos em viajar de férias pelo Brasil, nosso primeiro pensamento é o litoral, principalmente o Nordeste. Esquecemos, porém, que o interior do país é muito rico e belo. Minas Gerais é exemplo disso: são aulas de história e religiosidade, emolduradas por uma natureza de incrível beleza.
Continua depois da publicidade
Nosso itinerário começou em Ouro Preto, que se destaca pelos belos museus e pelas lindas igrejas de arquitetura barroca do século 18. O casario é preservado e conservado – foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco. Ao lado, está Mariana, que foi a primeira capital e a primeira arquidiocese do Estado, também rica em edificações barrocas.
Leia mais:
Férias de verão: uma sugestão de destino em cada Estado brasileiro
Continua depois da publicidade
Confira dicas de destinos para fazer turismo religioso
Para quem gosta de curtir a natureza, há clubes de montanhismo com trilhas bem próximas à cidade. A Basílica do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas, rodeada pelas obras do mestre Aleijadinho, é também Patrimônio da Humanidade desde 1985. Já em Inhotim, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, está o maior centro de arte contemporânea do Brasil. É um museu a céu aberto em meio à natureza, lindíssimo.
Na capital mineira, às margens da Lagoa da Pampulha, está a Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, arquitetada por Oscar Niemeyer e com afrescos de Candido Portinari. No centro, fica o importante Parque Municipal Américo Giannetti, que, aos domingos, abriga a maior feira de artesanato das Américas, com cerca de 3 mil barraquinhas – onde se encontra de tudo. Dentro do parque, está o Palácio das Artes, com obras de arte, teatro, cinema e artesanato.
Do alto do Mirante das Mangabeiras, tem-se uma visão panorâmica da cidade e, ao fundo, a Serra do Curral emoldura a cidade. É um lindo passeio.
Continua depois da publicidade
Perfil: João Luiz Pinheiro, 67 anos, é cirurgião-dentista em Charqueadas
Lugares que conhece: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Morro de São Paulo, Belo Horizonte e cidades sacras, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Londres, Paris, Roma, Vaticano, Veneza, Florença
Ainda pretende conhecer: Leste Europeu, Portugal, Espanha, Nova Zelândia
Confira relatos de outros leitores:
Minas Gerais é um roteiro de encanto. Em Ouro Preto (foto), revivemos a história da Inconfidência Mineira, bem como nos museus gratuitos de Belo Horizonte. Já em Inhotim, há uma mescla de arte e natureza, representando um dos mais lindos exemplos de paisagismo do mundo.
Ana Lara De Marchi, de Canela
Entre tantos pontos turísticos que visitamos em Minas Gerais, ficamos encantados com um em especial: Congonhas. Ali, encontramos os Doze Profetas, conjunto de esculturas de Aleijadinho, no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Continua depois da publicidade
Solange, Thaís e Volney Olivo, de Farroupilha, em fevereiro de 2016
Andar pelas ruas de São João del Rei é ter a sensação de voltar aos tempos do Brasil Colônia. Característica marcante da cidade, as igrejas chamam a atenção pelo estilo barroco do século 18 e pelos ornamentos em ouro. Na foto, a Igreja de São Francisco de Assis, que é linda e tem um valor cultural e artístico enorme, pelas obras de Aleijadinho. Atrás dela, há um cemitério, onde está enterrado um dos moradores mais ilustres da cidade, Tancredo Neves.
Neuzir Benites, de Porto Alegre, em fevereiro de 2011
A cidade de Ouro Preto é tão rica em história que, caminhando por ela, você tem a sensação de estar voltando no tempo. Os casarões e monumentos bem conservados mantém vivos a rica história da cidade, com igrejas e museus. A melhor maneira de conhecê-la é caminhando por suas ladeiras, que, apesar de cansativas, são um charme.
Adriane D. Tonietto, de Caxias do Sul, em julho de 2015