O desafio de transformar o propulsor a gasolina em bicombustível exigiu 15 mil horas em desenvolvimento e 1 milhão de quilômetros rodados em provas de durabilidade, confiabilidade e aplicação. O Centro de Engenharia da Fiat, em Betim (MG), mudou componentes e modificou sistemas eletrônicos e softwares. O novo MultiAir 1.4 16V Flex queima gasolina ou álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Com as alterações, o motor desenvolve de 105 cv apenas com o combustível fóssil a 107 cv só com o derivado de cana-de-açúcar. Apesar da evolução, o preço do Fiat 500 Sport Air 1.4 16V Flex permaneceu a partir de R$ 49,39 mil.
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O do Cabrio aumentou R$ 1,29 mil, passando para R$ 61,49 mil.
O MultiAir é um sistema que melhora a queima da mistura ar/combustível, reduz o consumo e a emissão e aumenta a potência. Com gerenciamento eletrônico, o sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas permite controle dinâmico do ar admitido pelo motor e indiretamente a combustão cilindro a cilindro e ciclo a ciclo.
Produzido no México, o novo Fiat 500 chegou no Brasil em setembro de 2011. Até junho deste ano, vendeu 24 mil unidades. Cult, a releitura do 500 é completa. Com avançada tecnologia e recursos de carros sofisticados de segmentos superiores, chama a atenção pelo design, acabamento interno e itens de conforto, além de um detalhe cada vez mais importante: pelas dimensões compactas, tem facilidade de condução no trânsito congestionado e de estacionamento em vagas cada vez mais difíceis.
Destaques
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– Airbags, até sete, conforme a versão: frontais, laterais, de cortina e joelhos do condutor
– Áudio Premium Alpine com sistemas de som, entretenimento e amplificador com sete canais
– Assistente de frenagem, reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas
– Bancos em couro
– Câmbio manual de cinco marchas ou automático/sequencial de seis velocidades
– Direção elétrica Dual Drive com funções normal e sport
– ESS, sinalização de frenagem de emergência
– Fast-off, impede a “subida” de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador
– Freios com sistemas eletrônicos ABS, de distribuição de frenagem (EBD), de controle de tração (ASR) e de estabilidade (ESP)
– Hill Holder, mantém o carro parado em aclives
– Isofix de fixação de cadeirinhas infantis
– Sensor Up-down Slope adapta as marchas do veículo à inclinação
– Teto solar elétrico do tipo sky wind