Um novo relatório divulgado nesta sexta-feira pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) trouxe um resultado negativo para as praias catarinenses. Por causa das chuvas desta semana, um em cada três pontos analisados pela Fatma foi considerado impróprio para banho – um total de 64 de 195 monitorados. A média já havia sido ultrapassada na segunda quinzena de janeiro, quando 66 pontos de praias de SC foram considerados impróprios.

Continua depois da publicidade

Confira a situação de cada ponto monitorado:

Em Florianópolis, a estatística é pior. Quase metade dos pontos analisados estão impróprios – 29 dos 65 monitorados. Nas praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Daniela e Cacupé, a quantidade de pontos impróprios aumentou. Por causa das fortes chuvas no Norte da Ilha, a barra do Rio do Brás foi rompida vertendo o conteúdo para o mar. O rompimento provocou a contaminação de mais três pontos em Canasvieiras e deixou toda a extensão da praia imprópria para banho.

Continua depois da publicidade

Confira o relatório completo

– Estamos agora com todos os pontos em condições impróprias para banho daquele balneário – adverte o responsável técnico pelas análises do laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, através de notificação do órgão.

O levantamento é feito semanalmente na alta temporada, mas, de acordo com a Fatma, em função do resultado negativo, uma segunda coleta foi feita esta semana. O resultado deve sair no sábado no site da Fundação.

– Adiantamos que em virtude dos últimos resultados obtidos nas últimas coletas mesmo que se obtenha resultado abaixo do limite mínimo 800 NMP/100ml muitos pontos ainda permanecerão impróprios por mais uma semana – afirma Haroldo Elias, gerente do órgão.

Continua depois da publicidade

Confira os pontos impróprios mencionados na matéria

Ponto 9 – Praia do Cacupé, próximo ao número 4.000 da rodovia Haroldo S. Glava

Ponto 16 – Praia da Daniela, frente à rua dos Cactos

Ponto 56 – Praia da Cachoeira do Bom Jesus: frente ao trevo dos Ingleses

Ponto 54 – Praia de Jurerê, em frente à rua Luis Rampa

Ponto 20 – Praia de Canasvieiras, em frente à rua das Flores

Ponto 21 – Praia de Canasvieiras, em frente à avenida das Nações

Ponto 22 – Praia de Canasvieiras, lado esquerdo do Trapiche

Ponto 55 – Praia de Canasvieiras, frente à rua Heitor Bitencourt

Ponto 59 – Praia de Canasvieiras, frente à rua Acarí Margarida

Ponto 60 – Praia de Canasvieiras, canto esquerdo da praia, próximo às pedras

Atenção!

Independente das placas de balneabilidade, os técnicos do órgão ambiental não indicam o banho de mar após dias chuvosos. A chuva “lava as ruas”, levando água contaminada para o mar. Locais próximos de braços de rios, córregos e tubulações também devem ser evitados.