Santa Catarina tem 7.677 pessoas infectadas por coronavírus e ainda em tratamento, segundo balanço divulgado pelo governo estadual nesta sexta-feira (16). O número mais alto de pacientes ativos do estado está na Grande Florianópolis, região que acumula um total de 2.975 pacientes ainda não recuperados da doença (veja na tabela abaixo).
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
O governo catarinense considera os pacientes recuperados depois de 14 dias do início dos sintomas para os casos leves, ou com alta da internação para os casos graves. O cálculo é uma fórmula sugerida pelo Ministério da Saúde, para trabalhar com os indicadores.
> Quer receber notícias da sua cidade por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A região também tem quatro cidades entre as 10 de Santa Catarina com o número mais alto de pacientes ativos: Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Se somados o total de casos ativos dessas quatro cidades, um em cada três infectados em tratamento de todo o estado mora em um desses municípios. Quer dizer que, do total de casos ativos em todo o território catarinense, 36% deles estão em quatro cidades da Grande Florianópolis, região que aparece em ascensão da doença nos últimos 10 dias.
Continua depois da publicidade
O levantamento da NSC é baseado em dados oficiais divulgados diariamente pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde. Os números são os mesmos encaminhados diariamente ao Ministério da Saúde
Enquanto a média móvel de Santa Catarina, que considera a média de novos casos diagnosticados nos últimos sete dias, apresenta estabilidade, a dos nove municípios que compõem a microrregião de Florianópolis (Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara) segue em alta desde o início de outubro. E supera até a das microrregiões de Itajaí e Joinville, que apresentavam nos meses anteriores o maior crescimento de casos (veja no mapa abaixo),
> Tatuadora de Florianópolis lança projeto para ajudar mulheres que enfrentam câncer de mama
Como em 29 de agosto a prefeitura da Capital divulgou de uma só vez 3,5 mil casos, muitos dos quais eram antigos e tiveram integração das bases, a curva da média móvel foi afetada com forte alta, mas retomou logo em seguida a tendência de queda. Em 26 de setembro, a média móvel da microrregião da Grande Florianópolis era de 128 novos casos confirmados por dia. Já nesta sexta-feira, mais do que triplicou, chegando a 392. No mesmo período, o Estado teve alta de 4,6%, e as microrregiões de Joinville e Itajaí tiveram, respectivamente, queda de 46% e 35,2%.
Continua depois da publicidade
Veja no mapa todos os dados sobre o coronavírus em SC

Clique e veja dados no Painel do Coronavirus