“É inegável o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, em especial quando comparamos os resultados obtidos pelas lojas físicas convencionais. A cada data comemorativa, como Dia das Mães e Natal, entidades varejistas têm alertado para o fraco desempenho do comércio tradicional.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, as vendas online quebram sucessivos recordes. Segundo o último relatório do e-Bit, o e-commerce faturou no primeiro semestre deste ano R$ 16 bilhões no Brasil, valor 26% maior do que o do mesmo período do ano passado. A previsão é fechar, até o final do ano, 104 milhões de pedidos de compra pela internet. Junto com este cenário positivo para as vendas pela internet, as empresas que atuam nesse mercado precisam também de representatividade, a fim de equilibrar as relações comerciais, principalmente, no campo legislativo e tributário, onde há desigualdades.
Empresários que atuam com vendas online e desenvolvimento de tecnologias para e-commerce em Santa Catarina já podem contar com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina (ABComm-SC), fundada em agosto, com sede em Florianópolis. É o primeiro braço estadual da instituição que defende os pleitos deste mercado no país.
A entidade nasceu com 112 filiados, herança da ABComm nacional, com projeto para expandir o trabalho de fortalecimento do setor junto a outras instituições e ao Legislativo catarinense. O mercado ganha uma associação mais atuante e com projetos específicos para Santa Catarina. E reúne uma série de profissionais com estrada para discutir as questões que envolvem o e-commerce no Estado.
As empresas associadas à ABComm nacional, fundada em 2011, são responsáveis pela geração de 80 mil postos de trabalho diretos e 500 mil indiretos no Brasil, ligados a agências parceiras e de logística. Em Santa Catarina, ainda não há dados precisos, porém, com o trabalho iniciado, teremos estas estatísticas. A ABComm-SC é um passo importante para construir um caminho forte e sustentável ao e-commerce no Estado.“
Continua depois da publicidade