Nesta semana, um caso de dengue e outro de chikungunya foram confirmados em Jaraguá do Sul. As duas pessoas contraíram a doença proveniente do mosquito transmissor, Aedes Aegyptis, durante viagens fora do Estado. O quadro de saúde delas é estável e não correm mais risco de vida.

Continua depois da publicidade

>> Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região >>

Continua depois da publicidade

A supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Jaragua do Sul, Marinei Osteto, explica que o caso chikungunya ocorreu no final de 2015. Segundo Marinei, a mulher, com idade entre 20 a 30 anos, contraiu a doença no México. Ao chegar em solo brasileiro, ela apresentou sintomas da dengue e foi confirmado que estava com a doença. Depois de passar por uma séria de exames, o resultado referente à chikungunya ficou pronto nesta segunda-feira e confirmou a doença.

Já o caso confirmado de dengue é o primeiro do ano. O paciente contraiu a doença no começo deste mês. Segundo a supervisora, existem mais 13 casos suspeitos de dengue e todos com históricos de viagens para fora do município.

– É importante ficarmos atentos. Onde há focos do mosquito e há hospedeiros das doenças, há um risco maior de surto – explica.

Continua depois da publicidade

No começo do mês, o primeiro foco de dengue foi registrado. No final de 2015, 32 locais, entre armadilhas e pontos estratégicos, foram identificados com focos da doença.