Uma casa brasileiríssima. Este era o desejo dos proprietários desta residência de férias e de verão para uma família que mora na Europa.
Continua depois da publicidade
– Ela é brasileira, gaúcha, e ele italiano. O casal tem dois filhos que não falam português, mas amam o Brasil. A casa em Florianópolis é o ponto de encontro da família no país.
A vontade dos proprietários foi colocada em prática pelas profissionais Karla Silva e Priscila Koch, do escritório Doublek Arquitetura e Interiores.
– Fizemos poucas intervenções arquitetônicas para a implantação do sistema de ar-condicionado, iluminação e duchas higiênicas em todos os banheiros – explicam.
O conceito almejado foi alcançado com o projeto de uma casa leve, alegre e com cores bem pontuais. A área íntima, a pedido, ganhou decoração temática.
Continua depois da publicidade
– O menino mais novo queria um quarto náutico, o mais velho queria um quarto de surfista e o casal algo bem romântico. Depois disso o trabalho foi todo por Skype. Quando ela (a dona) chegou estava tudo pronto com um laço na porta da casa – explica Karla.
A decoradora e a arquiteta do escritório tiveram a ajuda de uma amiga da proprietária, em Florianópolis, o que deu maior segurança ao casal quanto ao trabalho.
O social concentra living, jantar, cozinha, hall da escada para a área íntima, além de um espaço gourmet. Atrás da casa tem uma piscina e na lateral um jardim vertical.
Na casa se observa o predomínio do branco, sem muitas cores, atendendo ao gosto do casal. As cores aparecem pinceladas nos detalhes decorativos. Também foram usadas a madeira natural e a palha, bem como o linho nas cortinas e tecidos de sarja para revestir os móveis, elementos bem brasileiros. O mobiliário foi escolhido pelas profissionais, porém, todos passaram pela aprovação dos clientes.
Continua depois da publicidade
No projeto foi incluído um lavabo, que tem um móvel em laca branca com recorte a laser e elementos vazados. Na decoração, lanternas à vela funcionam como arandelas. O espelho tem o toque da folha de bananeira. A torneira foi trazida da Itália e a cuba de forma irregular também.

O living segue o desejo da cliente, muito branco e elementos naturais e brasileiros. Em frente ao sofá uma lareira à lenha e sobre ela fica acoplada a TV de LCD. Mesa de centro em madeira brutalista, esculpida pelo artista Juliano Guidi. Complementam o cenário duas poltronas em fibra e a luminária com base de mármore. Atente para o hall da escada, onde fica uma poltrona de balanço, um dos cantos mais requisitados da casa
Foto: Fernando Willadino/Divulgação

No quarto principal, cabeceira e pufes em vibra natural. O dossel em linho branco, as almofadas e os móveis patinados dão o romantismo ao ambiente íntimo. Cores claras fazem o gosto do casal
Foto: Fernando Willadino/Divulgação

O quarto do filho mais velho traz o tema de surfe. “Usamos pinus autoclavado nos móveis, desenhados por nós, o que reforçou o ar praiano”, destaca a decoradora Karla Silva. A cabeceira em formato de prancha deu bastante ênfase ao tema proposto. Adesivos, abajures e adornos são todos bem temáticos. O papel de parede de listras bege e branca funcionou como pano de fundo. O tapete é a velha esteirinha de tomar sol
Continua depois da publicidade
Foto: Fernando Willadino/Divulgação

O espaço gourmet é o único ambiente que o cliente Italiano pediu que fosse feito para ele e que pudesse ser mais masculino. Por isso, recebeu madeira de pinus tratada e com cor preparada pelo escritório das profissionais. Revestimentos da bancada e churrasqueira são granito de cor próxima aos móveis. Mesa de jantar em madeira brutalista, também esculpida por Juliano Guidi
Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Esta foto mostra a integração do jantar com a cozinha e o espaço gourmet, que recebeu portas de vidro. A cozinha em formato de península ficou como a cliente sonhava. É toda branca e a bancada de madeira natural tem proteção contra a água. Os eletros são em aço inox
Foto: Fernando Willadino/Divulgação