Neymar, te acompanho desde o primeiro dia da tua carreira. Todos nós já sabíamos que estava surgindo uma joia do futebol brasileiro, mas ainda tínhamos dúvidas se essa joia se transformaria em realidade ou se perderia como muitos outros jovens talentosos.

Continua depois da publicidade

O tempo passou e você virou um dos grandes jogadores deste século. Para mim, depois do talento de Messi, nosso ídolo em comum, e Cristiano Ronaldo, você é o que teve, e tem, mais talento para brilhar no topo do futebol mundial.

Você está na sua terceira Copa do Mundo e as outras duas não lhe trazem boas recordações. Para nós torcedores também não. Duas lesões, uma na competição de 2014, e outra, no período pré-Copa de 2018, prejudicaram o seu desempenho e o da Seleção. No jogo de estreia em Doha, mais uma lesão aconteceu e, pelas informações preliminares, você não poderá jogar os dois próximos jogos.

Nas redes sociais está havendo um debate sobre a sua importância nesta seleção brasileira. Não somos mais tão dependentes do seu talento como fomos em 2014 e 2018. Muitos jovens talentosos surgiram e podem dividir essa responsabilidade, mas não me parece justo afirmar que somos mais fortes sem você. Na hora da pressão, e ela chegará, os jovens precisarão de você, principalmente – e desculpe a petulância – se o seu talento incomensurável estiver a serviço do coletivo.

Poucos jogadores no mundo têm a capacidade de jogar em um ou dois toques. Você é um deles. Tocando a bola mais rápido também é uma forma de diminuir os riscos de lesões. Nesta boa seleção que o Tite armou, você tem que ser mais arco e menos flecha. Aproveitar a enorme capacidade de drible, desmarque e velocidade dos seus “parças” do ataque, e fazê-los brilhar. Eles brilhando, a nossa chance de trazer a taça é ainda maior. E você ficará marcado definitivamente na história do nosso futebol.

Continua depois da publicidade

Esse bilhete é para o jogador Neymar. Divergimos em muitas outras coisas fora do futebol, mas isso realmente não é importante. Te desejo uma boa e rápida recuperação. Que esses dias sirvam também para reflexão do seu papel dentro dessa seleção. Dizem que as macas das salas de fisioterapia são boas conselheiras. Esqueça o fator externo, de quem gosta ou não gosta de você, não compre brigas desnecessárias e foque nesta que pode ser a sua última Copa do Mundo.

Leia também

Neymar: “Tenho certeza que vou ter a chance de voltar”

Raphinha compartilha post polêmico e sai em defesa de Neymar