Passados 12 dias do começo da campanha para vacinar crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19, o percentual de imunizados em Blumenau ainda está em 3%. Os números baixos podem ter uma explicação. Famílias relatam falta do imunizante nos postos de saúde. É o caso das ESFs Germano Puff, na Itoupava Norte, e Walter Felski, na Velha.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A Secretaria de Promoção da Saúde garante que não há falta de doses, mas destaca que a cidade recebeu apenas 1,7 mil vacinas para distribuir em 40 pontos de vacinação. O resultado é que em alguns lugares acabou mais rápido e, por isso, moradores de determinados locais não têm conseguido vacinar as crianças.
A solução é que antes de ir a um posto de saúde, o responsável ligue para saber se naquele momento tem vacina para aplicação na unidade, que não precisa ser necessariamente aquele onde a família é atendida no dia a dia. Pode ser qualquer outro posto de saúde ou ambulatório geral, diz a prefeitura.
A estimativa é de que Blumenau tenha aproximadamente 8,7 mil crianças com idade entre 3 e 4 anos. Até essa quinta-feira (4), apenas 277 delas tinham recebido o imunizante Coronavac – único recomendado aos pequenos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Blumenau registra queda na vacinação contra meningite, sarampo e poliomielite