Faltando poucos dias para o fim da exposição Joan Miró – A Força da Matéria, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte já comemora o sucesso da mostra, em cartaz até o dia 15 de novembro, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Faça um tour 360° pela exposição de Miró em Floripa
7 falas do neto de Miró que ajudam a entender a obra do artista
Continua depois da publicidade
Não é preciso retirar senha para ver a exposição
Os números só serão divulgados após o fim da exposição, mas, segundo a Secretaria, a projeção é alcançar cerca de 50 mil visitações – a maior exposição em Santa Catarina até então, a da obra A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, recebeu 6 mil pessoas em 2008, no mesmo local.
– Entendemos que as expectativas foram confirmadas. Foi a maior e mais importante exposição para Santa Catarina, colocou o Estado na rota das grandes mostras e comprovou que o museu tem os requisitos necessários de luminosidade, temperatura, segurança, entre outros – comenta o secretário Filipe Mello.
Você sabe os nomes dos quadros de Miró? Responda o quiz e descubra
Pessoas de 12 países, 20 estados do Brasil e 110 municípios catarinenses já passaram pelo Masc para conferir a maior mostra do pintor e escultor espanhol que já passou pelo país. As 112 obras expostas (41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos) não tem curadoria autoral – foi uma seleção colaborativa entre a paulista Fundação Tomie Ohtake, organizadora e produtora do evento no Brasil, e a Fundação Joan Miró, em Barcelona. Duas das obras são inéditas e estavam na casa da família do artista, o restante é propriedade de colecionadores ou estavam na instituição espanhola que leva seu nome.
Continua depois da publicidade
– Os principais legados que ficam são mostrar que temos a estrutura para receber exposições desse porte e o fortalecimento e fomento da cultura em Santa Catarina. Tivemos publicações em jornais estrangeiros e publicações especializadas. Gerou muito reconhecimento – finaliza o secretário.
Florianópolis é a única cidade no Brasil a receber a exposição depois de São Paulo, onde ficou em cartaz entre 24 de maio e 16 de agosto. A vinda tem patrocínio da Arteris, companhia de concessão rodoviária.
Foto: Alessandro Darabas
Visitas guiadas
Parte do público que já conferiu a exposição foi por meio de visitas guiadas com grupos de escolas, universidades, associações de moradores, reeducandos da penitenciária de Florianópolis, servidores públicos, entre outros. A Escola Sarapiquá, de Florianópolis, foi uma das que levou turmas do ensino fundamental para ver a exposição.
Continua depois da publicidade
– As crianças, que já tinham feito um trabalho sobre o artista antes de visitar a exposição, são muito abertas a manifestações artísticas. Principalmente Miró, por causa de suas cores e formas. Acho fundamental trazer o mundo para a sala de aula, e a exposição é uma sala de aula. Ajuda as crianças a se sensibilizarem para a vida através da arte. Toca a todos, e educa também – conta a coordenadora Fátima Silva, que acompanhou o passeio no dia 23 de outubro.
Os agendamentos de grupos para visitação da exposição Joan Miró – A Força da Matéria estão encerrados desde o dia 27 de outubro, pois todos os horários disponíveis até o final da mostra já foram preenchidos.
Agende-se
O quê: exposição Joan Miró – A Força da Matéria
Quando: até 15 de novembro. Funcionamento do museu de terça a sábado, das 10h às 20h30 (com última admissão às 19h30); domingos e feriados, das 10h às 19h30 (com última admissão às 18h30)
Continua depois da publicidade
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – Masc (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Senhas são distribuídas diariamente durante todo o horário de visitação. Não é preciso retirar antecipadamente.
Informações: (48) 3664-2630 ou pelo site