A chuva que atingiu várias cidades catarinenses nesta terça-feira (12) deve dar lugar ao sol e ao calor já na quarta-feira (13). A previsão é de que a massa de ar frio que trouxe as condições climáticas para o Estado comece a perder força já na noite desta terça. Com isso, o dia deve amanhecer com sol e temperaturas que podem chegar aos 34°C em algumas cidades.
Continua depois da publicidade
No entanto, ainda há possibilidade de pancadas isoladas, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia. De acordo com ele, o calor intenso causa condições para que algumas localidades presenciem chuvas no fim da tarde. Essa situação deve permanecer até o fim do verão, no dia 20 deste mês.
Ele explica ainda que as nuvens de chuva que estão sobre Santa Catarina são formadas por um sistema diferente do que atingiu a cidade de São Paulo, onde 12 pessoas morreram e várias outras sofreram com alagamentos e outros problemas causados pelas tempestades.
Oeste tem alto volume de chuvas
De acordo com dados da Epagri/Ciram, os volumes de chuvas que atingiram Santa Catarina neste ano estiveram acima da média, na maior parte do tempo. Em março, a região que mais choveu foi no oeste. Em apenas 12 dias, a chuva acumulada já chegou a 138,4mm, enquanto a média histórica das cidades é de 148,6mm.
Próximas semanas
Neste ano, o volume de chuvas previsto para os meses de outono podem ficar acima da média histórica, pois o clima está sob a influência do fenômeno conhecido como El Niño, que é um aquecimento irregular das águas do Oceano Pacífico. Essa condição muda as condições climáticas em toda a América do Sul.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que as frentes frias que devem chegar ao Estado aumentem a possibilidade de chuvas, principalmente entre os meses de abril e maio. Essas chuvas devem ser mais constantes, conforme a estação vai se consolidando. Entretanto, conforme o meteorologista Clóvis Correa, da Epagri/Ciram, ainda devem ser observadas pancadas semelhantes às de verão.