Após 21 dias de uma verdadeira aventura pelo oceano, os últimos dois veleiros da classe Imoca 60 aportaram no píer da Vila da Aventura em Itajaí na tarde desta quinta-feira. Como de costume, a famosa caipirinha brasileira aguardava os velejadores no momento da festa, acompanhada pelos visitantes da Aventura pelos Mares do Mundo.
Continua depois da publicidade
O oitavo lugar da classe foi bastante disputado pelos barcos Initiatives-Coeur e Team Plastique. Por apenas nove segundos de diferença, o veleiro Initiatives-Coeur da dupla Tanguy Delamotte e François Demiens cruzou primeiro a linha de chegada da Transat Jacques Vabre. Isso porque a equipe ainda se atrasou por causa de uma rede de pesca no meio do caminho.
– Quase 45 minutos para escapar. Foi difícil. Um pescador instalou uma enorme rede na nossa frente e fomos obrigados a desviar – conta Delamotte.
Logo após a atracação do primeiro barco, foi a vez do Team Plastique, da dupla Alessandro di Benedetto e Alberto Monaco, fazer festa no píer da aventura.
Continua depois da publicidade
– É impossível imaginar uma diferença tão pequena em uma regata transatlântica. Vamos comemorar, pois estamos muito felizes em participar – disse o italiano Alessandro di Benedetto.
Dos dez Imoca que haviam iniciado a competição, apenas o barco Macif desistiu da corrida. O veleiro liderava a competição quando perdeu o mastro no litoral nordestino. A dupla François Gabart e Michel Desjoyeaux era apontada como a grande favorita ao título.
A classificação final ficou assim: 1º PRB; 2º Safran; 3º Maître CoQ, 4º Cheminées Poujoulat; 5º Bureau Vallée, 6º Votre Nom Autour du Monde, 7º Energa, 8º Initiatives-Coeur e 9º Team Plastique.
Continua depois da publicidade