O sábado de Sol teve um programa diferente para um grande grupo de joinvilenses: esperar por horas na fila para realizar o cadastramento biométrico que dará direito a votar a partir das próximas eleições. A quatro dias para encerrar o prazo, mais de 76 mil eleitores ainda não haviam feito o procedimento. Neste fim de semana, o plantão do posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi organizado para trabalhar das 9 às 14 horas e atender os retardatários.

Continua depois da publicidade

Pelo menos 1.100 pessoas fizeram o cadastramento só durante a manhã deste sábado. No entanto, quando chegou o meio-dia, a fila de pessoas ainda seguia pela calçada na rua Otto Boehm, virava a esquina na rua Eduardo Miers e chegava à metade da rua Roberto Koch, em uma extensão de mais de 250 metros. A partir das 11 horas, por determinação do juiz Renato Roberge, foram distribuídas senhas e ninguém mais pode entrar na fila de atendimento.

A pedagoga Vânia Meneghini da Rocha chegou ao posto do TRE por volta das 8h30 – trinta minutos antes da hora de abrir – mas, ao meio-dia, ela continuava bem distante da entrada e da hora de finalmente realizar o cadastramento.

– Eu vim preparada, sabendo que teria fila – conta ela, que portava um guarda-chuva para se proteger do Sol, como boa parte das pessoas que esperavam.

O estudante Eduardo Cesar Machado, 23 anos, não conseguiu uma senha: ele chegou perto do meio-dia, sem imaginar que haveria tanta gente na mesma situação que ele.

Continua depois da publicidade

– Eu trabalho em horário comercial e depois vou para a faculdade, por isso não conseguia vir durante a semana – lamenta ele – Sei que foi uma falha, porque havia os agendamentos, mas com a empresa distante e dependendo de ônibus não dava tempo.

O jovem agora se programa para chegar cedo no domingo e garantir um bom lugar na fila. O cadastramento biométrico termina na terça-feira, dia 22 de março, No domingo, o atendimento começa às 9 horas e deve contar novamente com a distribuição de senhas. Na segunda e na terça-feira, o horário é das 9 às 18 horas, na rua Otto Boehm, 71, Centro.

Confira os documentos necessários:

– Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).

– Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.

Continua depois da publicidade

– Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.