Os dias de festa da 26ª Schützenfest têm data marcada para acabar, por isso a população deve aproveitar o último fim de semana de festa em Jaraguá do Sul. Até quinta-feira, cerca de 44 mil pessoas passaram pelo Parque de Eventos para prestigiar os shows, a gastronomia e alegria da Festa do Atirador. Neste sábado, a comunidade poderá visitar a exposição de carros antigos e acompanhar a cerimônia de premiação das majestades do tiro de 2014. Já no domingo, ocorre o tradicional desfile com as sociedades de tiro e entidades da região, às 10 horas, na rua Walter Marquardt.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Fundação Cultural, Sidnei Lopes, a expectativa é de que 30 mil pessoas visitem a Schützenfest no final de semana. Para Lopes, o grande dia da programação será a cerimônia de premiação das majestades do tiro de 2014.
– Neste sábado à noite, iremos apresentar o rei e a rainha. Eles irão dar continuidade à tradição da Festa do Atirador – destaca Lopes.
Além disso, o sábado será marcado pela exposição de veículos antigos e miniaturas com autos e clássicos do Vale do Itapocu. A exposição começa às 11 e vai até as 17 horas. Os bailes serão animados pelas bandas 2001, Santa Cruz, Mensagem, Naipe Brass e Rothenburg.
No domingo, o diferencial é o desfile, que atrai diversas pessoas para almoçar na festa. Para animar a noite, a festa terá as bandas Musical JS, XV Show e Lino Orquestra, no pavilhão A. Já no pavilhão B, Adler?s Band, Fridas e Santa Cruz animarão a festa.
Continua depois da publicidade
– Esperamos encerrar a festa com desfile grandioso e com dois dias de festas animadas – afirma.
Um boneco, três “atores” e muita animação
Desvendar quem é o homem por trás do mascote Wilfred é um mistério. Afinal, o boneco é a marca registrada da Schützen desde 1998, quando foi criado. Só se sabe que Wilfred são três homens que revezam para dar vida ao personagem.
O primeiro a assumir a tarefa foi Wilson Bruch, atual presidente da Associação de Clubes e Sociedades de Tiros do Vale do Itapocu e vice-presidente da comissão organizadora da Schützen.
– Quando Wilfred foi criado, definimos algumas características, como a de que ele seria solteiro para poder aproveitar a festa com a comunidade. Também teria característica da população como trabalhador, traços germânicos e atirador – conta.
Continua depois da publicidade
Com o tempo, Wilfred foi ficando popular, mas o mistério de quem seria o homem por trás da máscara foi revelado pelo menos para a organização da festa.
– O Wilfred alegra as crianças, os adultos. Me recordo que o melhor dia da festa sempre era com a terceira idade. Eu dançava o baile todo e era uma alegria contagiante.

O prato mais querido
Multidões são atraídas por ela, a batata recheada. O prato típico é um dos ou o mais procurado na Schützenfest e tem para todos os gostos. Em seis dias de festa, mais de seis mil batatas haviam sido comercializadas.
Felipe Pereira, 21 anos, conta que frequenta a Schützen há anos por um único motivo: a batata recheada. Ele diz que só come o prato típico durante a festa, fora da data parece que não sente vontade ou que não tem o mesmo sabor.
Continua depois da publicidade
Um dos funcionários do box da batata, Aroldo de Souza e Silva, conta que a venda é intensa até em dias de semana. Nos fins de semana, a equipe não para um minuto.