
O diretor Bernard Attal encontrou um livro de Stefan Zweig em um sebo na França anos atrás. No livro, estava o conto A Coleção Invisível, que, agora, é um longa-metragem de mesmo nome estrelado por Vladimir Brichta e Walmor Chagas. O resultado dessa produção será conferida nesta sexta no 41º Festival de Cinema de Gramado.
Continua depois da publicidade
Para Attal, esse é um road movie sobre uma virada existencial que se diferencia dos tradicionais filmes do gênero.
– Normalmente, os personagens de road movie sempre se transformam por completo do início ao fim do filme. Em A Coleção Invisível é diferente, já que, ao fim dessa viagem pessoal, o protagonista recém começa a sentir suas mudanças – comenta o diretor.
O trabalho de elenco é um dos destaques da produção. Não só por ser o último trabalho de Walmor Chagas mas também por apresentar o primeiro desempenho dramático de Vladimir Brichta no cinema. Segundo Attal, Vladimir o surpreendeu, com uma enorme intensidade em cena. Quanto a Walmor, o diretor não poupa elogios:
– Um grande ator não rebaixa o outro em cena. Pelo contrário: faz com que ele cresça também. Walmor era assim. E foi sempre muito generoso durante toda a produção.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez no Festival de Cinema de Gramado, Attal – que diz se identificar muito com a história de transformações de A Coleção Invisível – define seu longa como uma jornada que celebra a capacidade de mudar, a possibilidade de transformar a realidade e aceitar o processo de amadurecimento. O resultado poderá ser conferido amanhã, após a entrega do Kikito de Cristal para Othon Bastos, às 21h30, no Palácio dos Festivais.
>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado
Veja a programação desta sexta-feira no Palácio dos Festivais:
10h – Reprise Mostra Competitiva (longas)
14h – Mostra de Cinema Gaúcho: Simone, de Juan Zapata
16h – Mostra de Cinema Gaúcho: Mais uma Canção, de René Goya Filho e Alexandre Derlam
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Acalanto, de Arturo Saboia
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Cazando Luciernagas, de Roberto Flores Prieto
21h30 – Homenagem Especial: Entrega do Kikito de Cristal para Othon Bastos
Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Simulacrum Praecipitti, de Humberto Bassanelli
Mostra Competitiva Longas Brasileiros: A Coleção Invisível, de Bernard Attal