Depois de seis anos de jejum a delegação de Florianópolis voltou a conquistar o título geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O evento foi disputado na cidade de Chapecó entre os dias 12 a 21 de novembro, com a participação de 96 municípios e 5 mil atletas.
Continua depois da publicidade
Na classificação geral final, Florianópolis somou 205 pontos, com Blumenau em segundo lugar com 171 pontos, Chapecó em terceiro com 158 e Joinville com 141.
Em dez dias de competições foram disputadas 26 modalidades, além do taekwondo e hipismo, que eram modalidades de demonstração e buscam a inclusão nos próximos Jasc.
No total foram distribuídos 41 troféus: Florianópolis ganhou 11 títulos (caratê masculino; ciclismo; futsal masculino; ginástica rítmica; natação masculina; remo, tênis e tênis de mesa masculino; tênis de mesa feminino; tiro armas curtas; e triatlo feminino).
O último dia dos Jasc teve as finais de seis modalidades, sendo que no basquete feminino e no vôlei e futebol masculino, os troféus foram parar nas mãos dos blumenauenses. Já no handebol a vitória ficou com o time da casa. Ainda em Itá, foram realizadas as competições de triatlo e o troféu do naipe masculino foi para Balneário Camboriú, enquanto no feminino, Florianópolis comemorou mais um título.
Continua depois da publicidade
A partida que encerrou os Jasc 2009 foi na modalidade de futsal feminino, onde o time de Chapecó marcou uma verdadeira goleada por 8 a 0, sobre Caçador. Os gols foram de Vanessa (3), Jaque, Valéria, Jéssica, Cely e Brenda. A partida foi realizada no ginásio Plínio Arlindo de Nes, mesmo local da cerimônia de encerramento e que contou com a presença do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.
No cerimonial de encerramento mais autoridades se fizeram presentes, entre elas o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Também estiveram presentes o presidente da Comissão Central Organizadora dos Jasc, Ivan Carlos, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon; o diretor Administrativo da Fesporte, Joaquim Mires Villarinho Junior; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, além do secretário da SDR da Grande Florianópolis, Valter Gallina, entre o outros.
O governador Luiz Henrique lembrou que Santa Catarina é o Estado da qualidade de vida e da qualidade esportiva:
– Nosso Estado tem revelado muitos atletas que estão representando o Brasil em competições internacionais, e isso engrandece o nosso Estado – finalizou.
Continua depois da publicidade