A terceira e última Superlua do ano acontece na noite desta quinta-feira (11). O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, se as condições climáticas forem favoráveis, segundo o G1.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A Superlua acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra não é circular, mas sim elíptica. Assim, à medida que a Lua percorre a órbita ao redor do nosso planeta, ora ela fica mais distante, ora mais próxima de nós. Quando entra na fase cheia, a Lua fica no ponto mais próximo da Terra, e por isso, parece um pouco maior e mais iluminada, se comparado com as demais noites de Lua cheia.
Veja fotos da superlua no céu de Santa Catarina
Esta Superlua de agosto é conhecida como “Superlua de Esturjão”, uma homenagem à época em que o peixe é encontrado em abundância nos Grandes Lagos da América do Norte.
Continua depois da publicidade
Superlua: entenda o fenômeno que vai marcar o céu nesta semana
Segundo a Nasa, esta é a terceira vez que temos uma Superlua em 2022. A primeira foi a Superlua de Morango, em junho, e a segunda foi a ‘Superlua dos Cervos’, em julho.
Para obeservar o fenômeno, é necessário que as condições climáticas estejam favoráveis. Ou seja, sem nuvens. O melhor horário para ver a Superlua é logo quando ela surge no céu, por volta das 18h.
*Com informações do G1