O fenômeno da Superlua, quando o satélite natural da Terra fica até 14% maior (aparentemente) e 30% mais brilhante, chega a sua última edição do ano nesta segunda-feira. Ele poderá ser visto tanto do Hemisfério Norte quanto do Sul.

Continua depois da publicidade

A aparição não deve ser tão bonita quanto a última, no dia 10 de agosto, pois segundo a Nasa, a lua estará 7% maior e 15% mais brilhante. A lua já atingiu o perigeu (distância mínima de 358.387 km da Terra) às 0h30min desta segunda e o momento exato da Lua cheia acontece às 22h39min.

Melhor momento para fotografar

O momento ideal para fotografar a Superlua é logo após o sol se por, quando ela ainda está baixa no céu, no horizonte, perto das casas e prédios, o que permite se ter uma noção de quanto ela aumentou.

Continua depois da publicidade

Entenda o fenômeno

O evento acontece no momento em que ocorre o perigeu da órbita da Lua em torno da Terra (ocasião em que a Lua encontra-se mais próxima – cerca de 356 mil quilômetros), coincidindo com a fase cheia do satélite natural.

Em 2014, foram previstas três “Superluas”: uma ocorreu no dia 12 de julho, outra em 10 de agosto e a última, 8 de setembro. No ano que vem, haverá seis Superluas: 20 de janeiro, 18 de fevereiro, 20 de março, 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro. A maior será a de setembro.