Noventa minutos que valem o futuro. É assim que podemos definir os jogos da 11ª e última rodada da 1ª fase do Campeonato Catarinense de 2022. Os 12 times que entram em campo neste sábado, dia 5, às 16h30min, lutam por dias melhores até o apito final. Uns dependem só de si, outros jogarão com os olhos no campo e os ouvidos em outros jogos.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Três times entram em campo de olho na liderança: Brusque, Hercílio Luz e Camboriú. Outros três clubes brigam por uma vaga entre os quatro melhores colocados, que terão o mando de campo como vantagem nos duelos das quartas de final: Concórdia, Chapecoense e Figueirense.

E outros seis clubes lutam por uma vaga entre os oito melhores times que avançam à 2ª fase da competição e ao mesmo tempo permanecer na elite do futebol catarinense no ano que vem: Marcílio Dias, Barra, Próspera, Avaí, Joinville e Juventus. O Velho Marinheiro é o único que já está salvo da luta contra o rebaixamento.

> Confira a tabela de classificação do Campeonato Catarinense

Continua depois da publicidade

A seguir, você confere a matemática que estará em jogo a partir do apito inicial para as partidas neste sábado: 

Disputa pela liderança

Brusque

Para terminar na liderança, o Brusque precisa aumentar a série de vitórias consecutivas no Estadual para oito e superar o Figueirense. O Quadricolor do Vale pode ficar com a 1ª posição até mesmo com um empate. Para isso, terá que torcer para que o Hercílio Luz não vença.

brusque-catarinense-2022
Diego Jardel é um dos destaques do Brusque no Estadual (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque FC, Divulgação)

Hercílio Luz

Precisa de uma combinação de resultados para ficar com a 1ª posição. Primeiro, precisa vencer o Avaí, fora de casa. Além disso, precisa torcer para que o Brusque não vença. 

Camboriú 

Para ficar com a liderança, o Camboriú terá que vencer o Juventus, fora de casa, por, no mínimo, quatro de gols de diferença e ainda torcer por outros dois resultados. O primeiro, que o Brusque seja derrotado. O segundo é que o Hercílio Luz não vença.

Continua depois da publicidade

> Roberto Alves: “Europa: o que eles têm de diferente?”

Vaga no G-4

Concórdia

Para ficar no G-4 e garantir a vantagem do mando de campo nas quartas de final, o Galo do Oeste precisa da vitória diante do Próspera. A vaga pode vir também no caso de empate e até mesmo de derrota, desde que Chapecoense e Figueirense não vençam. 

Chapecoense

Precisa vencer o Marcílio Dias, na Arena Condá, e torcer para que o Concórdia fique no empate com o Próspera, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú.

Figueirense

Tem que vencer o Brusque, fora de casa, e torcer pela combinação de dois resultados. O primeiro é a derrota do Concórdia ante o Próspera. E o outro é que a Chapecoense, no máximo, empate com o Marcílio Dias.

figueirense-catarinense
Oberdan (com a bola) é um dos principais nomes do Figueirense no Estadual (Foto: Patrick Floriani, FFC, Figueirense)

> Faraco: “Junior Rocha, as missões cumpridas no Figueirense, e as novas ambições”

Continua depois da publicidade

Vaga no G-8 e permanência

Marcílio Dias

Uma vitória fora de casa sobre a Chapecoense garante o time entre os classificados para a próxima fase. A classificação pode vir também com um empate. Aí, o Velho Marinheiro vai depender de uma combinação de resultados: Barra ou Próspera, um deles, não pode vencer.

Barra

Uma vitória diante do Joinville garante o caçula na segunda fase do campeonato e confirma a permanência do clube de Balneário Camboriú na elite do Estadual. O Barra também avançará às quartas de final em caso de empate, desde que Próspera e Avaí não vençam.

Próspera

O time de Criciúma avança às quartas de final com uma vitória diante do Concórdia no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. A vaga entre os oito melhores pode vir também em caso de empate, mas para isso necessitará da combinação de outros dois resultados: que o Barra perca e que o Avaí não vença.

Avaí

Ameaçado pelo rebaixamento, o Avaí precisa da vitória para se manter na Série A do Catarinense e, de quebra, avançar às quartas de final da competição. Para isso acontecer, o Leão da Ilha precisará torcer ainda por uma combinação de outros dois resultados: Barra e Próspera não podem vencer.

Continua depois da publicidade

> Faraco: “O Avaí e o desafio de fazer gols e vencer”

Um empate pode confirmar a permanência do time azurra na elite do Estadual. Neste cenário, o Avaí precisa que o Joinville não vença. Essa mesma combinação vale para o caso de derrota do Leão da Ilha para o Hercílio Luz, na Ressacada.

avai-catarinense
Eduardo Barroca comanda o Avaí na luta para manter o time na elite do Estadual (Foto: Leandro Boeira, Avaí FC, Divulgação)

Joinville

Primeiro time na zona da degola, o Joinville precisa vencer o Barra, em Itajaí. Neste cenário, o Tricolor do Norte torcerá ainda por uma combinação de outros dois resultados para avançar às quartas de final: derrota do Próspera e no máximo um empate do Avaí.

> “Sabemos da responsabilidade”, diz capitão do JEC em semana decisiva

A vitória é o único resultado que mantém o JEC na Série A do Estadual. No caso de empate, o Tricolor será rebaixado. Mesmo que o Avaí perca e os dois clubes empatem com nove pontos, o time do Norte do Estado perde para o Leão da Ilha no número de vitórias, primeiro critério de desempate do regulamento.

Juventus

A matemática mantém o Juventus vivo. Para permanecer na elite do Catarinense em 2023, o Moleque Travesso terá que fazer valer o apelido. Tem que vencer o Camboriú por, no mínimo, seis gols de diferença. Feito isso, precisa de uma combinação de pelo menos outros dois resultados: derrotas do Avaí e no máximo um empate do Joinville.

Continua depois da publicidade

> Catarinense 2022: O que os comentaristas projetam para a última rodada da 1ª fase

Caso qualquer variável dessa equação não se confirme, o time de Jaraguá do Sul será rebaixado e vai jogar a Série B do Estadual no ano que vem.

Leia também:

> Com PIB de R$ 8,7 trilhões em 2021, Brasil recupera perdas da pandemia

> Uso de máscaras não será mais obrigatório nas escolas de SC

> SC tem mais de 9 mil vagas de emprego abertas no Sine; veja em quais cidades