Além de apontar as quartas de final e seus mandos de campo, além dos dois times que vão lutar contra o rebaixamento, a última rodada do Catarinense 2020 também é decisiva para apontar as equipes de Santa Catarina que estarão na Série D do Campeonato Brasileiro 2021. Até agora, Marcílio Dias e Joinville têm vaga na quarta divisão nacional assegurada.
Continua depois da publicidade
O regulamento do Catarinense 2020 não estipula quantas equipes estarão na Série D 2021, mas indica que a colocação final na primeira fase é determinante para a classificação final. A distribuição de vagas é feita conforme o ranking de federações da CBF. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) ocupa a sexta colocação, faixa que dá três vagas (entre segunda e nona posição).
Sem os times catarinenses que já estão nas séries B e C do Brasileirão (Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma e Figueirense), as demais equipes lutam também para ficarem bem colocadas e garantirem vagas na Série D do próximo ano. Marcílio Dias e Joinville já estão assegurados.
O Juventus tenta confirmar a terceira vaga. Com oito pontos, a equipe é ameaçada por Concórdia e Tubarão, com seis cada. Quem terminar na frente entre os três, deve ser confirmado na Série D 2021. No entanto, o desempenho dos representantes de Santa Catarina na edição deste ano na divisão pode abrir caminho para estas equipes.
Neste ano Joinville, Marcílio Dias e Tubarão estarão em ação na Série D do Campeonato Brasileiro. Se alguma das três equipes ascender de divisão, abre vaga para outros times de Santa Catarina conforme a colocação do Catarinense 2020.
Continua depois da publicidade