A última propaganda eleitoral na TV dos candidatos ao governo de Santa Catarina foi marcada por ataques entre os postulantes ao cargo. Os políticos também reforçam a presença de personagens importantes na campanha, como apoiadores considerados ilustres e vice-governadores.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Nesta quarta-feira (28) foram vinculados os últimos programas dos postulantes ao governo do Estado, já que nesta quinta-feira (29) — data final da propaganda eleitoral no rádio e na TV no 1º turno — o espaço será dedicado aos candidatos à Presidência da República e deputados federais.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
As propagandas dos candidatos ao governo de SC foram ao ar das 13h15min às 13h25min. Oito candidatos exibiram seus programas. Leandro Borges (PCO) e Professor Alex Alano (PSTU) não têm tempo de TV porque os partidos deles não possuem representantes na Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Confira como foram as propagandas
A ordem dos candidatos apresentada abaixo segue a da propaganda eleitoral desta quarta-feira.
Jorge Boeira (PDT)
Candidato do PDT, Jorge Boeira usou o último programa eleitoral para agradecer os eleitores que o acompanharam nas últimas semanas e reforçar o pedido de voto para o próximo domingo (2).
Tempo de TV: 37 segundos.
Odair Tramontin (Novo)
O candidato do partido Novo, Odair Tramontin, usou o tempo de TV nesta quarta-feira para convidar o eleitor a conhecer suas propostas por meio das redes sociais, reforçando que ele seria a escolha que representaria a novidade dentro do cenário político,
Tempo de TV: 16 segundos.
Passado o debate, agora vem a última pesquisa Ipec do primeiro turno em SC
Moisés (Republicanos)
O governador Carlos Moisés, que busca a reeleição pelo Republicanos, usou o último programa na TV para relembrar obras que realizou nos quatro anos em que esteve à frente do governo. Também utilizou imagens da campanha nas ruas, além de depoimentos de apoiadores de diferentes regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Por fim, ele apresentou uma série de promessas caso seja reeleito, como a ampliação de estradas, crianção de novos hospitais e cursos de qualificação para jovens.
Tempo de TV: 1 minuto e 49 segundos.
Décio Lima (PT)
Candidato do PT, Décio Lima usou boa parte da propaganda para atacar o presidente Jair Bolsonaro, com falas dele a respeito das mulheres e em relação à vacinação. Para isso, usou da imagem da candidata a vice-governadora na chapa, Bia Vargas.
Décio também aparece na propaganda falando sobre o seu diagnóstico de poliomielite e chamando a atenção para o baixo índice de vacinação para a doença no Estado. O programa termina com Bia alegando que o voto útil é contra o bolsonarismo, e relembrando quais são os candidatos ao governo de Santa Catarina que estão alinhados com o presidente Bolsonaro.
Tempo de TV: 2 minutos e 12 segundos.
Justiça Eleitoral reforça alerta sobre sujeira nas ruas; veja valor da multa e como denunciar
Esperidião Amin (PP)
O senador Esperidião Amin, que concorre ao governo pelo PP, também usou o programa para agradecer os eleitores e apoiadores que estiveram com ele durante a campanha. A propaganda também conta com a participação do candidato a vice-governador na chapa, Dalírio Beber (PSDB).
Continua depois da publicidade
Por fim, ele fala sobre obras e atuais necessidades do povo catarinense, que ele identificou durante a campanha, e pede para que o eleitor, ao escolher o governador, não optar por aquele que tem o mesmo número de urna que do presidente Jair Bolsonaro.
Tempo de TV: 1 minuto e 40 segundos.
Ralf Zimmer (Pros)
O candidato do Pros, Ralf Zimmer, usou o horário eleitoral para atacar o atual governo ao citar a compra dos 200 respiradores e as viagens de Carlos Moisés em ambulância do Corpo de Bombeiros Militar, além de pedir voto ao eleitor.
Tempo de TV: 16 segundos.
Perdeu o debate da NSC TV? Confira os quatro blocos na íntegra
Jorginho Mello (PL)
Candidato do PL, Jorginho Mello iniciou o último programa eleitoral apresentando o resultado de uma pesquisa de intenção de voto onde o candidato aparece em primeiro lugar. Depois, o programa é composto por uma série de depoimentos em apoio à candidatura do senador ao governo: Luciano Hang, Magno Malta, Romário, Carla Zambelli e o presidente Jair Bolsonaro.
Jorginho termina o último programa agradecendo o eleitor e com pedidos de voto para o domingo.
Tempo de TV: 43 segundos.
Gean Loureiro (União Brasil)
O ex-prefeito de Florianópolis e candidato pelo União Brasil, Gean Loureiro, iniciou o programa eleitoral com um depoimento do principal apoiador da sua candidatura: o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Depois, a propaganda contou com depoimentos de apoiadores e a apresentação de obras que Loureiro fez na Capital catarinense.
Continua depois da publicidade
No fim, Loureiro agradece ao eleitor que o acompanhou durante a campanha e afirma que será o governador de todas as cidades catarinenses.
Tempo de TV: 2 minutos e 23 segundos.
Denúncia de Moisés contra Jorginho Mello marca debate na NSC TV e vai parar na Justiça
Entenda detalhes da propaganda em rádio e TV
O horário eleitoral é dividido em blocos e inserções. A propaganda em bloco ocorre duas vezes por dia, com duração de 25 minutos. Candidatos à Presidência da República têm 12 minutos e meio de tempo total, assim como o espaço destinado a deputado federal. Os cargos de governador e deputado estadual têm 10 minutos cada um. A propaganda para senador prevê tempo total de 5 minutos.
Segundas, quartas e sextas, a propaganda em bloco é destinada a senadores, governadores e deputados estaduais. Terças, quintas e sábado, é a vez dos candidatos a presidente e a deputado federal.
No rádio, o horário eleitoral ocorre das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min. Na televisão, a veiculação é feita das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min.
Continua depois da publicidade
Além das propagandas em bloco, há as chamadas inserções. São 70 minutos diários divididos entre os candidatos e partidos, seguindo os mesmos critérios.
Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022; assista
Leia também:
Pode votar de bermuda? Confira perguntas inusitadas sobre as Eleições 2022
Procuradoria Eleitoral em SC envia recomendação sobre propaganda