As condições do mar ainda não melhoraram e adiaram o início da última etapa do World Championship Tour (WCT) em Banzai Pipeline, no Havaí. Os organizadores preferem aguardar por boas ondas para fechar em grande estilo o circuito que reúne a elite do surfe mundial. O campeão já está definido: é o havaiano Andy Irons, que conquistou neste ano o tricampeonato mundial.

Continua depois da publicidade

A etapa mais esperada do ano tem prazo até o dia 20 para ser encerrada e só são necessários três dias para ser realizada nas esquerdas tubulares de Banzai Pipeline ou nas direitas do Backdoor.

A última etapa do WCT vai definir o grupo dos 27 primeiros colocados que continuará na elite mundial em 2005. Os brasileiros Victor Ribas e Guilherme Herdy estão nesta briga para tentar confirmar suas permanências no WCT no último desafio do ano.

Um total de nove surfistas representa o Brasil no Havaí. A novidade é o niteroiense Bruno Santos, que ganhou uma das duas vagas disputadas por 40 surfistas nas triagens.

Na rodada inicial nenhum competidor é eliminado. O vencedor de cada bateria segue direto para as oitavas-de-final e os outros dois ainda têm uma nova chance de classificação na repescagem.

Continua depois da publicidade