A Ulbra precisava vencer para passar às quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho. E conseguiu. Mesmo jogando fora de casa, o time de Canoas bateu o Brasil de Pelotas no Estádio Bento Freitas por 5 a 2, e vai enfrentar o Inter no próximo domingo.
Continua depois da publicidade
Com 13 pontos, a Ulbra chega à 4ª colocação do Grupo 2. Às 16h do próximo domingo, no Estádio Beira-Rio, o time treinado por Beto Almeida disputa com o Inter uma vaga nas semifinais da competição, em jogo único.
A partida desta noite de quinta-feira encerrou a fase classificatória do 1º turno do Gauchão 2009. O Brasil de Pelotas, após intensa maratona de oito jogos em 16 dias, soma apenas 3 pontos, sem nenhuma vitória conquistada, e hoje estaria rebaixado para a Segundona Gaúcha.
Precisando vencer, a Ulbra adotou como estratégia se aproveitar do desgaste físico dos jogadores do Brasil de Pelotas. Desde o início, o time de Canoas explorou jogadas em velocidade pelos lados, pressionando o Xavante.
Aos 16min, Lê abriu o placar para a Ulbra, em cobrança de pênalti. Gabriel empatou aos 23min, mas Lê marcou mais um para os visitantes, de cabeça, aos 35min do 1º tempo.
Continua depois da publicidade
Na etapa final, Gabriel fez o seu segundo gol, empatando novamente a partida para o Brasil de Pelotas, aos 10min.
Mas a Ulbra seguiu insistindo, e aos 27min Jé, em um golaço de fora da área, fez 3 a 2. A classificação se concretizou com Júnior, aos 32min, em contra-ataque finalizado na entrada da grande área.
Tumulto no final
Aos 46min, Rogério Pereira determinou a goleada da Ulbra, fazendo 5 a 2. O zagueiro Alex Martins não gostou da comemoração do jogador, em frente à torcida Xavante, e deu início a um grande tumulto que se transformou em briga generalizada.
Danrlei, ao final do jogo, confirmou o motivo: segundo ele, Rogério Pereira parou em frente à faixa em homenagem ao atacante Claudio Milar, morto no acidente do dia 15 de janeiro, e encenou a flecha com a qual o ídolo xavante comemorava seus gols.
Continua depois da publicidade
A partida permaneceu quinze minutos paralisada, e teve duas expulsões na Ulbra: o lateral Henrique e o goleiro reserva Juninho. Rogério Pereira, cuja comemoração irritou os xavantes, não foi punido.
No Brasil de Pelotas, levaram cartão vermelho o goleiro reserva Luciano, o goleiro Danrlei, o lateral-esquerdo Gleidson e o zagueiro Alex Martins. O jogo não reiniciou – após as expulsões, Fabrício Neves encerrou a partida.
Fase final
Além de confirmar seu confronto com o Inter, a vitória da Ulbra também definiu outro confronto das quartas-de-final: Veranópolis x Santa Cruz jogam às 18h30min de domingo.
No Brasil de Pelotas, o jogo marcou a despedida de Claudio Duarte como técnico da equipe. Ele deve se manter ligado ao Xavante, auxiliando o Departamento de Futebol. O treinador Abel Ribeiro se apresenta na segunda-feira, e terá pouco mais de dez dias para preparar a equipe até a estreia no 2º turno do Gauchão.
Continua depois da publicidade