Após a tragédia na boate Kiss que matou muitos universitários da UFSM – 101 identificados até o momento – a instituição faz mudanças em sua agenda. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da universidade, as atividades acadêmicas estão suspensas até o dia 1º de fevereiro. As aulas devem recomeçar na próxima segunda-feira, dia 4.
Continua depois da publicidade
A UFSM está fazendo uma rede de apoio às famílias dos estudantes que morreram na tragédia, por meio do fone (55) 3220-8000. A reitoria está procurando sanar necessidades de famílias com ajuda nos translados de corpos e alojamentos.
A confirmação de vaga da segunda chamada dos candidatos classificados no Vestibular tem início nesta segunda-feira (28) e se mantém até a quarta-feira, dia 30 de janeiro. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) avalia a possibilidade de prorrogação do prazo, em função da necessidade dos alunos.
A confirmação é de forma presencial, nos seguintes endereços:
Continua depois da publicidade
– Em Santa Maria: DERCA (Av. Roraima, 1.000, Prédio da Reitoria, 3º andar, sala 336, Campus, Camobi), no seguinte horário: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 16h
– Palmeira das Missões: Secretaria Acadêmica (Av. Independência, 3.751, Bairro Vista Alegre), em horário de atendimento
– Frederico Westphalen: Secretaria Acadêmica (Rua 7 de Setembro, s/nº, BR 386, km 40), em horário de atendimento.
Continua depois da publicidade
Mais informações devem ser obtidas no Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFSM, pelo telefone (55) 3220 8371 e no www.ufsm.br
Em relação ao Processo Seletivo para o Benefício Socioeconômico, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) informa que os prazos para a entrega de documentos ficam estendidos para o retorno das atividades na próxima semana.
O Hospital Veterinário Universitário permanecerá fechado nesta segunda-feira em decorrência da tragédia.
Continua depois da publicidade
O Restaurante Universitário está funcionando normalmente.
Em relação ao Processo Seletivo para o Benefício Socioeconômico, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) informa que os prazos para a entrega de documentos ficam estendidos para o retorno das atividades na próxima semana.
Em nota oficial, a reitoria da UFSM diz colocar-se à total disposição, já que dezenas de universitários da instituição perderam suas vidas na tragédia:
“Desde os primeiros momentos, temos colocado à disposição das famílias os recursos de que dispomos, tanto junto ao Hospital Universitário, quanto através de meios para transporte, comunicação, pessoal da área de assistência social, atendimento psicológico e espaço físico da nossa Instituição. Reafirmamos nossa disposição em auxiliar os familiares no que estiver ao alcance de nossa estrutura, ao longo do tempo que for necessário para amparar os que são vítimas de danos irreparáveis.
Continua depois da publicidade
Felipe Martins Müller, reitor da UFSM; e Dalvan José Reinert, vice-reitor.”
Em gráfico, entenda a sequência de eventos que originou o fogo

Veja também
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

Continua depois da publicidade