A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (10) que vai exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para os candidatos aprovados nos cursos de graduação em 2022. Sem apresentar o comprovante, os alunos não vão conseguir fazer a matrícula inicial na Universidade.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A nova regra vale para as pessoas aprovadas no Vestibular UFSC 2022, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Enem) e nos processos seletivos complementares ao vestibular. Segundo a instituição, os alunos selecionados nos processos seletivos de transferências e retornos de graduados também precisarão comprovar que receberam as doses de vacina contra o coronavírus.

De acordo com a universidade, no momento em que os aprovados forem às Coordenadorias dos cursos para apresentar os documentos para a matrícula, devem levar também o comprovante de imunização com pelo menos uma dose da vacina. O certificado de vacinação emitido pelo ConecteSUS ou o cartão impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação, serão aceitos como comprovante.

Os aprovados que tenham contraindicação médica para a vacina poderão fazer a matrícula mediante a apresentação de atestado médico. O documento deve detalhar as razões médicas para a contraindicação e, em caso de dúvidas por parte das coordenações no ato da matrícula, o atestado poderá ser enviado ao DAE e a uma Comissão Médica para avaliar a adequação da contraindicação, segundo a UFSC.

Continua depois da publicidade

> Estudantes do IFSC e da UFFS terão que apresentar comprovante de vacina contra Covid

Sobre os demais alunos da instituição, a UFSC afirma que normativa mais ampla em relação ao “passaporte vacinal”, que deverá valer para todos os estudantes, está sendo elaborada. 

— Para o conjunto dos estudantes da universidade estamos planejando, assim como está acontecendo no caso dos servidores, um sistema ou plataforma específico para carregamento e controle das informações, robusto o suficiente para dar conta de um grande volume de pessoas prestando informação, afinal, são mais de 30 mil estudantes de graduação e de 10 mil estudantes de pós-graduação — diz o pró-reitor de Graduação professor Daniel de Santana Vasconcelos. 

A UFSC já havia definido que, a partir da próxima segunda-feira (14), o comprovante de vacinação contra a Covid-19 será exigido para servidores docentes e técnico-administrativos em educação, professores substitutos e servidores temporários, professores colaboradores e voluntários. A regra também vale para quem circula pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). 

Leia também

Veja como ficam os serviços em Florianópolis com a greve dos servidores

SC será um “grande BBB” com quase 9 mil câmeras de monitoramento

Clientes da Oi serão distribuídos entre outras operadoras; veja como fica a divisão em SC