O acesso pela BR-101 ao futuro campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville foi a novidade na apresentação do diretor acadêmico do centro, Álvaro Lezana, na segunda, na Associação Empresarial (Acij).

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Desenvolvido pela concessionária da rodovia, a Autopista Litoral Sul, o plano prevê um viaduto na entrada do complexo e duas marginais que ligarão o Eixo Sul (de acesso a Joinville) ao viaduto (veja mapa).

A ideia da UFSC é apresentar o plano no próximo mês ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

O projeto ficou pronto neste mês, após longa discussão sobre qual plano seria o melhor para o campus e quem seria responsável pelo projeto e pela obra (Autopista ou DNIT). Além das adequações, a universidade negocia com o município uma ligação de 500 metros entre o viaduto e a rua Santa Catarina.

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Ideias encaminhadas, falta definir a fonte de financiamento. Após superar dificuldades dos últimos cinco anos, como ações judiciais e entraves com desapropriações de terrenos, Lezana é otimista: crê que será cumprida a previsão de haver aulas no campus em 2014 com o acesso resolvido. A UFSC pretende ocupar 29% da área, com 15 mil m2 construídos. Cerca de 3 mil pessoas estarão circulando – 2,6 mil alunos, 125 docentes e 160 técnicos.

O campus definitivo é um projeto de longo prazo. Em 30 anos, o complexo deve passar a abranger 250 mil m2 do terreno de 1,3 milhão m2, com 120 mil m2 de área construída.

No plano pedagógico, a meta é ampliar o número de cursos de ciências exatas (do qual faz parte o atual curso de engenharia de mobilidade) e estrear as sociais e humanas, além de pós-graduações. Mas as engenharias serão o foco do campus Norte, diz Lezana.

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