A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a maior instituição de ensino superior do Estado, apresentando números expressivos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Sua qualidade é reconhecida em rankings nacionais e internacionais: recentemente a UFSC foi indicada como a décima melhor universidade do Brasil em levantamento do Center for World University Rankings, que avaliou mais de 20 mil universidades em todo o mundo.
Continua depois da publicidade
São 107 cursos de graduação presencial, 89 cursos de mestrado e 59 de doutorado, além da oferta de ensino fundamental e médio e de seis cursos de educação a distância, que congregam cerca de 35 mil alunos matriculados.
Mais de 600 grupos de pesquisa estão engajados em quase 3.500 projetos, que já propiciaram inúmeros produtos e serviços de caráter inovador, com benefícios sociais e econômicos para a sociedade brasileira.
Ações de extensão realizadas em 2022, incluídas atividades culturais, chegaram a mais de 400 mil pessoas e originaram 81 mil certificados.
No processo de internacionalização, a UFSC mantém 334 convênios de intercâmbio/mobilidade e 15 acordos de dupla diplomação com universidades europeias e da América Latina. Os acordos internacionais de cooperação chegam a 385.
Continua depois da publicidade
Consolidando as estruturas por Santa Catarina
Atualmente presente nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, a Universidade está ampliando suas estruturas e consolidando uma estratégia de atuação multicampi.
A UFSC mantém um corpo altamente qualificado de servidores. São cerca de 2.900 docentes e mais de 2.960 servidores técnico-administrativos em educação, dos quais em torno de 4.900 possuem pós-graduação (doutorado, mestrado ou especialização).
— A excelência da UFSC se deve em grande parte à qualificação e dedicação de todos os seus servidores docentes e técnicos administrativos, dos estudantes e de trabalhadores terceirizados — diz o reitor Irineu Manoel de Souza.
Com gestão eficiente dos recursos orçamentários disponíveis, a UFSC tem realizado investimentos indispensáveis às atividades de ensino, pesquisa e extensão e para a realização do trabalho administrativo. Recentemente foi realizado um investimento de mais de R$ 2 milhões em tecnologia da informação e comunicação. Construções e reformas inadiáveis estão em andamento, assim como a retomada de obras paradas.
Continua depois da publicidade
Vagas a alunos oriundos de escolas públicas
As ações da Administração Central estão voltadas à construção de uma universidade inclusiva, diversa e acolhedora. Metade das vagas nos cursos de graduação são destinadas a alunos oriundos de escolas públicas e muitos destes vêm de famílias com baixa renda.
Por isso, a permanência estudantil foi definida como uma das áreas prioritárias de atuação da administração. Cerca de 4.700 estudantes são isentos do pagamento das refeições no Restaurante Universitário, que chega a servir até 10 mil refeições por dia. A assistência estudantil inclui auxílio-creche, auxílio-moradia e bolsas específicas para indígenas e quilombolas. Mais de 1.700 bolsas estudantis são pagas diretamente pela instituição.
Nos últimos meses, a UFSC aprovou sua política de enfrentamento ao racismo institucional e no momento está desenvolvendo políticas para enfrentamento a diversas formas de violência.
Desde meados do ano passado, a Universidade iniciou um movimento de reaproximação da comunidade, buscando parcerias com várias organizações públicas e da sociedade civil, em apoio ao desenvolvimento social e econômico do País.
Continua depois da publicidade