O sistema de ensino não presencial utilizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sofreu um ataque de hackers e ficou indisponível nesta segunda-feira (31). Conforme a Administração Central da UFSC, foram várias investidas durante todo o domingo (30) e a madrugada, mas a plataforma Moodle foi estabilizada às 8h45min desta segunda.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Uma sequência de ataques de negação de serviço direcionados aos servidores da plataforma causou o problema, segundo a Universidade. A ação impactou o acesso de todos os estudantes e professores que voltariam às aulas nesta segunda pela manhã. 

Protocolo de volta às aulas em Joinville: estudantes terão medidas específicas

As equipes da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) atuaram intensamente para tentar mitigar as investidas contra os sistemas da instituição, informou a UFSC.  

Continua depois da publicidade

Um boletim de ocorrência será registrado junto à Polícia Federal para que o casose ja investigado. A Lei dos Crimes Cibernéticos determina detenção e multa para quem invade “dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações” (artigo 154 do Código Penal). 

Vestibular de verão da UFSC deve ocorrer entre abril e maio 2021

A pena é igual para quem interrompe serviço “informático, telemático ou de informação de utilidade pública” e aplicada “em dobro se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública” (artigo 266 do Código Penal).