A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu da 12ª para a nona posição no ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), considerada uma das principais publicações de avaliação do ensino superior do mundo.
Continua depois da publicidade
> Comitê vai estudar proposta da UFSC para retomar aulas com ensino remoto
Entre as dez melhores universidades da América Latina, a UFSC é a terceira melhor instituição federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que dividem a quinta colocação.
O Brasil possui no ranking sete das 10 melhores universidades da América Latina. Em 2019, eram seis. Dentre as brasileiras, a UFSC é a única da região Sul.
O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, destacou o fato de que a melhora de posição da UFSC no ranking ocorreu em ambiente de restrições, reduções orçamentárias e ataques às universidades.
Continua depois da publicidade
> UFSC apresenta proposta para retomar aulas com ensino remoto; veja o que muda
– Nunca tive dúvidas da capacidade de nossos docentes, da dedicação de nossos técnicos e da competência da UFSC na pesquisa, no ensino e na extensão. Estamos, todos, com muito orgulho deste crescimento – ressaltou.
Além da UFSC, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também se destacou no levantamento. Após estrear no ranking em 2019, na posição 101, a Udesc foi classificada neste ano na 92ª colocação, entrando entre as 100 melhores da América Latina e sendo a segunda melhor entre as quatro instituições catarinenses listadas. Além de UFSC e Udesc, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também aparecem no ranking.
Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano. Entre eles estão ambiente de ensino, internacionalização, inovação, número de pesquisas, volume investido nos estudos e citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.
> UFSC vai emprestar computadores e oferecer internet a estudantes para ensino remoto
As 10 melhores universidades da América Latina, segundo o ranking da THE
1º – Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
Continua depois da publicidade
2º – Universidade de São Paulo (USP), Brasil
3º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
4º – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México
5º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil *
5º – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil *
7º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil
8º – Universidade do Chile, Chile
9º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
10º – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil
*As duas universidades aparecem na mesma posição, por terem a mesma nota geral
* Com informações da assessoria de imprensa da UFSC