Especialistas na área socioambiental estão em Florianópolis para participar, nos próximos dias 3 e 4, do Planeta.Doc, evento que debate temas relacionados ao planeta. Os encontros serão no Auditório Garapuvu da UFSC. Comandado por Renato Igor, o Fórum CBN Diário desta quinta-feira abordou o tema.
Continua depois da publicidade
Confira o programa na íntegra:
Convidados:
Carlos Walter Porto-Gonçalves – geógrafo, autor de vários livros sobre geografia social, que tem como objetivo desenvolver o estudo dos fatos e dos problemas sociais em termos de sua localização e manifestações espaço-territoriais. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros e vencedor do Prêmio Chico Mendes em Ciência e Tecnologia do Ministério do Meio Ambiente (2004). Também recebeu, em 2008, o Prêmio Casa de las Américas (Cuba) por seu livro ”A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização”. É doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e coordenador do LEMTO – Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades.
Camila Moreno
Continua depois da publicidade
Com graduação em Filosofia (UFRGS) e Direito (PUC-RS), e mestrado em Sociologia (CPDA/UFRRJ), atualmente ela conclui doutorado com tese sobre as negociações internacionais sobre o clima. Camila Moreno é especialista em métricas de carbono e autora dos livros “O Brasil made in China: para pensar as reconfigurações do capitalismo contemporâneo” (2015) e coautora de “A métrica do carbono: abstrações globais e epistemicídio ecológico” (2016). Seriam as mudanças climáticas mais importantes e urgentes do que a perda de biodiversidade, a degradação das terras agricultáveis ou o esgotamento da água doce? Podem estes fenômenos ser considerados de forma isolada? Nos últimos 15 anos trabalhou com diversas ONGs e redes no Brasil e na América Latina sobre temas de meio ambiente e desenvolvimento.
Mônica Linhares
Jornalista, produtora cultural e diretora do Festival Internacional de Cinema Socioambietal – Planeta.Doc, que chega a terceira edição em 2016 consolidado como o maior festival do gênero no sul do país. Mestre em Desenvolvimento Econômico da América Latina e em Relações Internacionais, é doutoranda em Comunicação, Transformação Social e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (UCM).