Paradas há um ano, as obras de um dos laboratórios mais importantes do campus da UFSC em Joinville serão retomadas nesta terça. A construção da pista de testes estava suspensa desde quando expirou o contrato com a empresa que realizava os laudos técnicos para orientação da terraplenagem.

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Nesse período, também foi necessário ajustar os contratos entre as empresas responsáveis. A construção entra agora em uma nova etapa, com prazo de 150 dias para a conclusão.

O diretor de projetos da pró-reitoria de pesquisa da UFSC, Elias Machado, explicou que os contratos das duas empresas que executarão o projeto estão inter-relacionados, o que deve possibilitar que o serviço seja feito de forma ininterrupta.

O diretor-geral do campus de Joinville, Luís Fernando Peres Calil, disse que as obras da pista têm um cronograma extenso. A etapa que começa agora terá terraplenagem e elevação do terreno. Será implantada a cobertura vegetal e, a partir daí, a terra precisará passar por um período de descanso, para se acomodar.

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O responsável pela empresa de terraplenagem, Felipe Zabel, disse que o terreno oferece dificuldades, mas garantiu que haverá dez tratores e 12 pessoas trabalhando na obra. O que pode atrasar os trabalhos é o tempo e a terra úmida.

A pista de testes será utilizada para várias pesquisas realizadas pelos cursos do Centro de Engenharia da Mobilidade. O novo campus está sendo construído nas margens da BR-101. As obras custarão R$ 2.496.454 e devem ser concluídas até outubro de 2014.

As estruturas pré-moldadas dos prédios que vão receber as salas de aula já foram levantadas. Antes do recesso de fim de ano, será entregue para a reitoria da UFSC o projeto complementar desta etapa da obra. No início do ano que vem, deve ser lançado o edital de licitação.

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Túnel de Vento Subsônico

Outro investimento importante para o campus de Joinville que acaba de ser aprovado é o túnel de vento subsônico, equipamento contemplado com recursos federais no valor de R$ 2.516.994,00.

O túnel deverá ser concluído em até 36 meses, a partir da data de assinatura do convênio, que deve ser encaminhado para a Agência Nacional de Inovação até o dia 12 de dezembro. O equipamento será utilizado em pesquisas de interação entre escoamentos e estruturas naturais e artificiais e contará com características técnicas inéditas no Sul do País.

– O túnel será mais um laboratório que colocará este campus na linha de frente da tecnologia de ponta. Com a finalização da pista de testes e a instalação do túnel, os cursos de engenharia de mobilidade terão laboratórios de referência para toda a América Latina – afirmou Elias Machado.

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