A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai iniciar o planejamento de um vestibular presencial para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2021. Com o sinal verde, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) vai poder preparar as provas presenciais, mas a autorização para que o vestibular ocorra de fato deverá vir da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da Universidade, que prevê uma análise sobre a possibilidade para o início de julho.

Continua depois da publicidade

> Veja as datas do calendário acadêmico da UFSC em 2021

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desde o início da pandemia a UFSC está com a maior parte das atividades presenciais suspensas. Para os últimos semestres, a universidade abriu processos seletivos especiais no lugar dos tradicionais vestibulares. Para o segundo semestre de 2021, cerca de 2 mil vagas para os cursos de graduação devem ser abertas.

A proposta de voltar a fazer um vestibular presencial traz algumas mudanças em relação ao formato tradicional das provas. Uma das principais alterações é a redução de dias de prova de três para dois: 4 e 5 de setembro (sábado e domingo). No primeiro dia seriam quatro horas de prova, com 40 questões das disciplinas de primeira e segunda língua, Matemática e Biologia, como ocorre tradicionalmente.

Continua depois da publicidade

No segundo dia as provas teriam duração de cinco horas, com 40 questões abrangendo as disciplinas de Ciências Humanas e Sociais, Física e Química, além da redação. Para que os candidatos tenham tempo suficiente, a proposta prevê a exclusão das questões discursivas e uma readequação do tamanho das perguntas, com o objetivo de reduzir o tempo necessário. Todas as mudanças, se aprovadas, vão valer apenas para o vestibular deste ano.

Outra proposta é a diminuição do número de obras literárias de leitura obrigatória para apenas três. A UFSC já divulgou quais serão os três livros caso o vestibular realmente ocorra: Cemitério dos Vivos (Lima Barreto), De amor e amizade (Clarice Lispector) e Ânsia eterna (Júlia Lopes de Almeira).

> Pesquisas sobre Covid-19 colocam UFSC em destaque durante a pandemia

Vestibular apenas se a pandemia permitir

Na reunião que deu o sinal verde para o início da preparação, o Conselho Universitário da UFSC ressaltou que as provas presenciais só vão ocorrer se a situação da pandemia em Santa Catarina permitir. Mesmo assim, a proposta prevê várias medidas para o dia das provas.

Entre as regras estão o uso obrigatório de máscara por todos os participantes; aferição de temperatura no local de prova; redução do número de candidatos por sala em até 50%; utilização de espaços com ventilação e circulação facilitada; treinamento dos colaboradores na prevenção e cuidados com a saúde; marcação das áreas de prova para promoção do distanciamento social e remodelação de processos de forma a garantir menor manuseio de equipamentos e materiais.

Continua depois da publicidade