A partir do mês que vem mulheres que estão lidando com os desafios da maternidade terão um espaço dedicado a elas no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o serviço será aberto ao público e deve iniciar as atividades no mês que vem, em 19 de agosto em comemoração ao “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre o aleitamento materno. A sala fica no prédio anexo à Reitoria I.
Continua depois da publicidade
O Serviço de Apoio a Amamentação (SAAN) contará com a presença de uma enfermeira e uma técnica em enfermagem que permanecerão no local para auxiliar e dar orientações sobre o processo de extração do leite humano e também detalhes sobre armazenamento e conservação. As profissionais também prestarão auxílio sobre outros temas como a introdução alimentar do bebê, a partir dos seis meses e o desmame.
A iniciativa partiu da Profa. Francis Solange Vieira Tourinho,Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, ao se deparar com mulheres que muitas vezes precisam realizar a extração de leite no banheiro e descartá-lo para manter as atividades profissionais e acadêmicas.
— Para que o leite esteja apto para o consumo do bebê ele precisa ser retirado em um local adequado e o banheiro é contaminado. Pretendemos também incentivar as mulheres a contribuir com o banco de leite humano quando possível — comenta Bianca Jacqueline Ramos, enfermeira do serviço
O projeto está sendo organizado a aproximadamente um ano e após a inauguração a meta é realizar também grupos de apoio. A partir do dia 22 de agosto serão promovidos quinzenalmente encontros para troca de experiências e apoio psicológico às mulheres. Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas. A enfermeira responsável pelo serviço, Bianca Ramos afirma que as inscrições serão feitas pelo site da UFSC.
Continua depois da publicidade
— Falaremos sobre tudo que diz respeito a amamentação. Vamos sanar dúvidas comuns, como tempo da mamada, saciedade do bebê, uso ou não de bico e chupeta e etc. — concluiu Bianca
Agosto Dourado
O mês de agosto recebe a cor dourada por que o leite materno é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alimento de ouro. Neste período que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada mundialmente entre os dias 1 a 7 de agosto.