A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está oferecendo atendimento psicológico gratuito para crianças com dislexia. Os atendimentos ocorrem dentro do projeto de extensão “Intervenção neuropsicológica infantil: grupos de atendimento aos Transtornos do neurodesenvolvimento” e são conduzidos por estudantes de graduação do curso de Psicologia. As vagas estão abertas durante todo o mês de agosto e os atendimentos serão realizados ao longo deste ano.

Continua depois da publicidade

Podem participar da atividade crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, previamente diagnosticadas com dislexia. Para se candidatar é necessário apresentar um laudo médico.

A inscrição pode ser feita pelo e-mail gindi.ufsc@gmail.com ou pelo telefone: (48) 99164-9250. Após a criança passará por uma avaliação, com duração aproximada duas horas. Nessa etapa será verificado o grau de dificuldade e se o perfil se encaixa para encaminhamento aos grupos de atendimento.

Os grupos de atendimento são pequenos, com três ou quatro crianças. Os encontros serão feitos uma vez por semana com duração de 50 minutos, com horários ainda a definir. Ao todo estão disponíveis 15 vagas.

Dislexia

Continua depois da publicidade

A Associação Internacional de Dislexia (IDA) define o problema como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.