A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manterá a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro da instituição por todas as pessoas, mesmo com o decreto do governo estadual. Neste sábado (12), equipamento de proteção deixará de ser obrigatório no Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em um comunicado, a universidade informa que a decisão foi tomada por meio da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico que acompanha a situação da pandemia. Para eles, os indicadores revelam “ser precipitada qualquer medida de redução das camadas de proteção quanto aos riscos de transmissão da doença”.
“Diante, portanto, de novo ato normativo que amplia ainda mais os riscos de transmissão do vírus, reafirmamos que, nos ambientes da UFSC, permanece a obrigatoriedade, uma vez que, do contrário, está se rompendo uma das ‘camadas de proteção’ importantes à contenção do vírus da COVID-19”, salienta o texto.
Por fim, a universidade também argumenta que a dispensa do uso de máscara, uma medida barata e eficiente na redução do contágio, desprotege a pessoa.
Continua depois da publicidade
A desobrigatoriedade do uso de máscaras foi confirmada pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) nesta quinta-feira (10). Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, ele falou que o índice de vacinação dá segurança para retirar as máscaras e disse que a proteção, na verdade, será uma recomendação.
Além dos ambientes externos, também não será obrigatório o uso em lugares fechados. O decreto será publicado em uma edição especial exclusiva, para marcar os dois anos de combate à pandemia, e terá efeito imediato.
Leia também:
Covid-19: em dois anos, variantes e vacinas moldaram fases da pandemia
Adriano aponta decisão sobre máscaras como “excelente notícia”
Farmácias em Florianópolis começam a vender autotestes de Covid-19